Início » LabMEDEIAS realiza segunda edição fortalecendo a presença de mulheres no audiovisual

LabMEDEIAS realiza segunda edição fortalecendo a presença de mulheres no audiovisual

Você sabia que mulheres representam 51% da população brasileira, porém, a participação em funções de liderança no mercado audiovisual, como direção e direção de fotografia, ainda é rara? De acordo com pesquisa realizada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) de 2016, somente 20% atua na direção e  12% na direção de fotografia.
Deste 2019 o projeto LabMEDEIAS, tem atuado fortalecendo a presença de mulheres no audiovisual através da criação de laboratório de desenvolvimento de roteiros para mulheres. O projeto é feito por uma equipe majoritariamente feminina e aborda histórias de mulheres contemporâneas que escolhem seu próprio destino. A 1ª edição do laboratório aconteceu em 2019, com apoio do Sebrae/RN, onde foram selecionadas 11 autoras, dentre 80 inscrições. Em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) e dos necessários protocolos de segurança, o 2º LabMEDEIAS será realizado no formato on-line.
Esta edição contou com quase 50 inscrições, de 05 estados do Nordeste, e foram selecionados, via curadoria, 11 argumentos/sinopses, escritos por autoras mulheres. A  edição, conta com a mentoria de Michelle Ferret (roteirista, jornalista e escritora), Márcia Lohss (atriz, diretora, roteirista e produtora), Roberta Rangel (artista, produtora, dramaturga e roteirista) e Paula Vanina (diretora de arte, atriz, animadora e roteirista).
A programação conta com um conteúdo especialmente preparado para que as selecionadas possam maturar e/ou aprofundar os seus projetos, através da abordagem de temas como: elementos de roteiro, arco dramático, construção de personagens, possibilidades de narrativas, argumento, além de atividades.
“A gente achava que por ser uma edição online, iria ser menos potente, mas não. O LabMedeias é sobre troca, sobre energia, e isso transpassa o espaço físico. A edição está sendo uma delícia, e o fato de englobarmos mulheres de todo o Nordeste deu uma força imensa para o projeto. É muito lindo ver essas mulheres no movimento de trazer nossas histórias para o mundo. Ali, naquela tela, em cada quadradinho, estamos não apenas nós, mas nossa ancestralidade. Todas aquelas que vieram antes da gente, também estão ali, trabalhando para que nossas histórias tomem o melhor formato para serem contadas.”, Roberta Rangel – Mentora do LabMEDEIAS.
O LabMEDEIAS é uma coprodução da Casa de Zoé e Caboré Audiovisual. A 2ª edição do projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *