Com o objetivo de fortalecer a presença das mulheres na cultura Hip-Hop, o Festival Piscadela está com convocatória aberta para inscrições de trabalhos até o dia 22 de fevereiro. Serão selecionados até seis trabalhos de mulheres (B.Girls e Dancers) da cultura Hip-Hop residentes no Rio Grande do Norte.
Idealizado pela B.Girl Dallianny e com produção de René Loui e Arthur Moura (Coletivo CIDA) o FESTIVAL PISCADELA nasceu em 2017 como o primeiro encontro da cultura HIP-HOP no Rio Grande do Norte voltado para as práticas femininas. A segunda edição do Festival será realizada através da plataforma Instagram, de forma virtual, gratuita e acessível. Os trabalhos selecionados receberão tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
“O festival piscadela surgiu em sua primeira edição, na ideia de um encontro, para reunir o máximo de mulheres da cultura Hip-Hop. Nesse encontro todas teriam voz e seriam protagonistas. A repercussão foi tão incrível que atingimos público de Fortaleza, Recife, Maceió, João Pessoa e uma participação especial da Argentina. Todas aqui em Natal, na comunidade da África, Redinha, o encontro aconteceu no espaço cultural “Nossos Valores” em 2017. Sem patrocínio, apenas com apoio de amigos e com a vontade de cada mulher se reunir para fortalecer o que acreditamos. A união faz a força!!! Vendo o quão importante foi o impacto na vida dessas mulheres, muito além da dança, o festival foi o início de muitas outras meninas na modalidade, foi também a certeza de que estamos no caminho certo. Esse ano chegamos a um nível maior, com patrocínio através da Aldir Blanc e uma programação que vai fazer nossa voz ecoar muito além”, declara a idealizadora B.Girl Dallianny.
“Apesar de ser virtual, vamos conseguir manter a programação de origem. Com oficinas de diversas modalidades, bate-papo, intervenções de grafite, rap e mostra cultural onde as mulheres apresentam seus trabalhos de dança. O festival piscadela, é o primeiro evento voltado às práticas femininas da cultura Hip-Hop do Rio Grande do Norte, é o evento mais esperado do ano, principalmente para as mulheres e esse ano continua cheio de forças e representatividade em sua programação”, completa Dallianny.
A programação do festival será realizada nos dias dias 05, 06 e 07 de março, e contará com intervenções urbanas, bate-papos, oficinas, além de apresentações de trabalhos de mulheres atuantes no cenário da cultura HIP-HOP do Rio Grande do Norte.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento de formulário eletrônico presente em: http://bit.ly/festivalpiscadela Cada proponente poderá inscrever até dois trabalhos.
Serão selecionados até seis trabalhos de mulheres (B.Girls e Dancers) da cultura Hip-Hop residentes no Rio Grande do Norte para fazerem parte da programação do Festival. Cada uma das artistas selecionadas receberá o cachê de R$600 (seiscentos reais) para exibir seu trabalho e participar de um bate-papo após a exibição. O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro no Instagram do Festival (@festivalpiscadela).
O FESTIVAL PISCADELA está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc – Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto , Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil.
[Ficha técnica]
Coordenação: B.Girl Dallianny
Produção: Arthur Moura e René Loui – Coletivo Cida
Fotografia de divulgação: Brunno Martins
Identidade Visual: Pardal
Assessoria de Imprensa: Cecília Oliveira – Comunica Ceci
Acessibilidade: Brigida Paiva
Patrocínio: #LeiAldirBlanc – Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo do Brasil.
Posts relacionados:
[Semana de Reflexões Críticas] Goldfish por Cássia Navas
Amor e acessibilidade desaguam no espetáculo Maré
Bailarina potiguar, Rozeane Oliveira, volta a cena com espetáculo (EU)Fêmea
Entre Nós Coletivo de Criação apresenta novo trabalho no TCP
Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” será apresentado em Natal

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.