O Pequena Flor de Ameixa é um projeto de documentário idealizado por Camila Guerra, inspirado em usa vivência enquanto mulher no Kung Fu e nas mulheres com quem aprendeu muita coisa no tatame. O projeto teve desenvolvimento na Especialização em Produção de Documentários, da UFRN, e, em Janeiro de 2020, originou seu primeiro curta com uma das artistas marciais potiguares da pesquisa: Isadora Guilherme. O projeto tem intenção de explorar a potência incrível do corpo feminino no estilo Choy Lay Fut de Kung Fu e no boxe chinês (Sanda). As artistas marciais do projeto são mulheres de diferentes corpos, limitações físicas, orientações sexuais, idades, processos de empoderamento, essências e realidades, e são as grandes inspirações que têm o poder de convidar outras mulheres a quebrar com o tabu de que o lugar de mulher não é na luta. Se há um lugar em que a mulher está diariamente presente, é na luta – seja qual for.
“Pequena flor de ameixa: um fragmento” (2020) é, como o nome diz, um fragmento desse projeto de documentário. Em 14min, o filme acompanha reflexões da artista marcial Isadora, que, entre cólicas, dores, inseguranças e machismos no tatame, compartilha seu processo de empoderamento pessoal, em seus árduos treinos rumo à faixa preta.
Saiba mais sobre o documentário no insta: @_pequenaflordeameixadoc
O filme vai estrear no Projeto Ocupação Ovárias, organizado por mulheres para mulheres, dia 6 às 18h, no site do festival aqui. Acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, de forma online e gratuita! Além de audiovisual, há outras segmentos artísticos.
E daqui do RN, há mais 2 filmes: Bálsamo, de Pam Dutra; e “Planta Carne”, de Julia Donati.
Posts relacionados:
Confira a programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023 na Cinépolis Natal Shopping
Breve guia de promoções para cinéfilos em Natal
8ª Mostra de Cinema de Gostoso divulga programação, incluindo curta 'Sideral' e o sucesso 'Marighell...
12 filmes clássicos sobre viagem no tempo para você assistir neste final de semana
Confira a lista dos 28 títulos que serão adicionados na Netflix em outubro
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.