O 7º Festival de Teatro para Infância de Natal começou na última segunda-feira (7) trazendo alegria e diversão às crianças da rede pública de ensino da região metropolitana do Natal. O FESTIN, que segue até domingo (13), promete movimentar a capital potiguar com uma programação inclusiva, formativa e totalmente gratuita. Com apresentações no Teatro Alberto Maranhão (TAM) e no Praia Shopping, o festival aposta na acessibilidade e em ações pedagógicas para democratizar o acesso à arte cênica.
A peça de abertura foi “Canções daqui, conto do mundo”, da Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró. Entre as novidades deste ano, destaque para a inclusão de tradução em Libras em todos os espetáculos, garantindo acessibilidade para o público surdo. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência teatral acessível a todas as crianças, independentemente de suas condições”, afirma Amaury Veríssimo Júnior, idealizador e diretor-geral do festival. “Com a inclusão das Libras e a participação de escolas públicas, esperamos que mais crianças possam vivenciar a magia do teatro pela primeira vez.”
A programação artística reúne grupos e companhias do Nordeste, com espetáculos de diferentes linguagens e temas que exploram cidadania, diversidade e imaginação. O público poderá conferir desde adaptações de fábulas clássicas até espetáculos multissensoriais e números circenses, sempre com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.
No dia 10 (quinta) o festival conta com apresentação do espetáculo pernambucano “Dunga in concert”, espetáculo cômico que se passa nos bastidores de um show musical, onde o palhaço Dunga (Davison Wescley) tenta organizar o evento de forma caótica.
Dia 11 (sexta), às 15h, será a vez de “O livro da alegria”, que conta a jornada de Luizinho, um jovem músico que deseja encantar o mundo com suas canções, explorando temas de sonhos e criatividade. No sábado (12) terá o cearense “Pequeno show de horrores para sustos medonhos” às 16h, uma peça satírica com palhaçaria, e às 17h “Sancho Pança, o fiel escudeiro”, com o palhaço Piruá relendo o clássico Dom Quixote. No mesmo dia tem Mostra Paralela no Praia Shopping com “As Aventuras Caninas”, de Bisteca e Bochechinha, às 17h, e o show musical “O baile do tio Fernando”, às 18h. No domingo (13), às 17h, terá “A alegria chegou”, de Bisteca e Bochechinha, e às 18h será a vez da Banda Brincantos, do grupo Brinquedos e Brincadeiras.
No domingo (13), será apresentado “Laborioso contato: um palhaço anuncia o fim do mundo”, às 16h, com o grupo cearense Motim. O espetáculo aborda temas apocalípticos através de um bufão que enfrenta os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Será apresentado na sala de espetáculos do TAM.
O FESTIN também conta com o IV Simpósio Nacional de Teatro Infantojuvenil, que trará palestras, debates e workshops voltados a profissionais, estudantes e interessados no universo teatral. As atividades formativas ocorrerão no Teatro Alberto Maranhão e têm como foco a troca de conhecimentos e a reflexão sobre novas tendências do teatro infantojuvenil. Uma parceria inédita com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O 7º FESTIN é realizado pela Idearte Produções, em parceria com a Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN e a UFRN. O evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Funarte, Secretaria de Cultura do RN, Lei Paulo Gustavo, entre outros apoiadores.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.