Viver em Natal sempre me parece algo meio controverso!
Afinal, é a contradição de viver nessa cidade linda, cheia de belezas, mas viver insatisfeito pela falta de opção e pelas coisas que a cidade não tem.
Na esperança que alguém leia esse texto e mude algo na cidade, segue um pequeno apurado (na minha opinião) dos lugares/coisas que faltam em Natal:
1. Um sistema integrado de transporte público
Esta aí um sonho, viver em Natal e poder optar por me locomover de transporte público para todos os lugares, sabendo que posso contar com isso. Sempre que você viaja para algum lugar com várias opções integradas de transporte público é automático, bate aquele recalque e desejo que Natal fosse assim.
Que tal começar com paradas de ônibus cobertas, e bem articuladas?
2. A Ribeira revitalizada
Adoro chegar em Olinda e presenciar aquelas ruas vivas, os prédios super bem revitalizados, a história se perpetuando. Bem que isso deveria acontecer com a Ribeira, a revitalização de um bairro tão importante para a história da nossa cidade é essencial (estendo isso também para Cidade Alta).
3. Um cinema de arte
Não estou falando de uma sala de cinema comercial no meio de um shopping. Mas sim, uma sala de cinema no meio da rua com sua programação voltada para um circuito cinematográfico mais alternativo e artístico.
Essas salas normalmente utilizam prédios antigos e revitalizados.
4. Uma orla planejada
Com tanta praia de deixar gringo louco, nos faz falta uma orla bem planejada e bem conservada. Afinal, quando existe uma orla bem feita é comum os moradores se apossarem de um costume diário de praticar exercícios físicos pelo calçadão.
Incluo nessa orla, a existência de uma ciclovia de respeito.
5. Um centro cultural
Eu sei que Natal tem vários museus e a Pinacoteca. Mas o que falta é investimento para grandes exposições (até nacionais) e incentivo para a população frequentar esses lugares. Além da presença de um centro cultural, com palestras e cursos de teatro, dança, pintura e etc.
6. Um zoológico
Não é sonho de criança não. o zoológico seria mais uma opção de lazer para a família natalense. Além de ser uma possibilidade de aproximação dos animais com as crianças/adultos da “cidade”. Pois, não é novidade nenhuma que vivendo num centro urbano, nosso contato com a natureza é bem escasso.
6 – Mais parques com reserva natural
Bem, essa alteramos porque consideramos os comentários bem pertinentes: um zoológico pode ensejar uma exploração animal predatória, então decidimos mudar para parque com reserva natural. Ok, temos o Parque das Dunas e o Parque da Cidade que já fazem isso, mas considerando a riqueza da nossa fauna e da nossa flora e também de toda a verticalização da cidade, acredito que Natal poderia ter pelo menos mais dois ou três parques desses, para garantir ainda mais proteção ao meio ambiente, e mais opções de lazer sustentável por essas bandas 🙂
7. Uma pista de skate
A existência de um pista de skate pública em Natal só traria benefícios. Não só o incentivo a pratica de esportes, mas como a sociabilização. Sem falar que não só skatetistas a utilizariam, mas como também o pessoal que anda de patins e bicicleta.
Posts relacionados:
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.
Centro Cultural existe. É o Complexo Cultural da UERN. Funciona há 05 anos.
Só discordo da opção de zoológico.
O contato com a natureza pode ser suprido de outra forma (como trilhas no bosque dos namorados/parque das dunas) ou mesmo tolerar ser minimizado mesmo.
Sou contra a clausura de animais para exposição ao homem. Natal não precisa disso.
Não o conhecia. Obrigado pelo link.
Ciclovias e/ou ciclofaixas. É triste viver numa cidade tão bela, mas que pouco incentiva e não promove o uso da bicicleta.
Falta uma ciclovia que ligue diferentes bairros até as universidades
Skate? Ah, por favor.
E Natal não tem muitos museus não. Mas falta galerias, falta teatros, falta casas de ópera, falta livrarias.
Cara ate no acre tem pista de skate, natal é a única capital que não tem.
Zoologico é crueldade
Zoológico??? oO
Existem muitos skatistas em Natal… Inclusive que participam de campeonatos nacionais… Nossa vizinha João Pessoa tem pista de skate pública.
Aqui em Natal tem pista de Skate sim e público ! No Gramoré, próximo ao Ginásio Nélio Dias. O problema, que é na Zona Norte e metade da população de Natal é preconceituosa.