Você provavelmente já deve ter escutado uma música que diz “eu quero é botar o meu bloco na rua” (inclusive, saudades, né?). Talvez você não saiba mas esta música é de Sérgio Sampaio, cantor e compositor brasileiro morto há mais de 27 anos. Sua obra inspira até hoje artistas e a partir do dia 10 de abril será celebrada durante a Semana do Sampaio em evento totalmente online.
Em sua sexta edição, a “Semana do Sampaio” será realizada pela segunda vez em formato online devido à pandemia do coronavírus. O evento vai reunir artistas da música, dança, artes e muito bate-papo para reverberar a obra de Sérgio Sampaio. As transmissões da programação da Semana do Sampaio serão realizadas pelo Instagram dos artistas participantes e no canal do YouTube Yrahn Barreto, sempre às 20h, com a produção assinada por Jamilly Mendonça.
“É com muita felicidade que realizo junto com Jamilly Mendonça que assina a produção, mais uma edição da Semana do Sampaio, já são seis anos reverberando, junto com vários artistas e pesquisadores a obra de Sérgio Sampaio que se mostra tão cabível nos dias atuais com tanto retrocesso político e social. Cantar Sérgio Sampaio é dizer sim a democracia, é resistir enquanto artista em meio a uma pandemia e ao caos social que estamos sobrevivendo atualmente com esse desgoverno.”, declara Yrahn Barreto.
A abertura da 6ª Semana do Sampaio acontece no sábado (10), vai contar com o projeto Live Conexão, do cantor e compositor Yrahn Barreto, convidando Zeca Baleiro cantor, compositor e produtor do álbum póstumo de Sérgio Sampaio “Cruel”. Os sampaiófilos de carteirinha Yrahn e Zeca prometem um bom bate papo discutindo a obra de Sampaio com palinhas de músicas do “velho bandido”.
A programação segue no domingo realizando uma verdadeira confraternização de sampaiófilos, que vão conversar, via live, sobre a vinda de Sérgio Sampaio nos anos 90 para Natal. Participam do encontro: Antônio Ronaldo, cantor e compositor potiguar, que recebeu Sérgio em seu apartamento e cantou na abertura do seu show em terras potiguares; Marcel Matias pesquisador da obra de Sérgio e Yrahn Barreto cantor, intérprete e pesquisador da obra de Sampaio, revelando bastidores dos dias de permanência do cantor capixaba em Natal.
Na segunda, a “Semana do Sampaio” contará com o sarau virtual “Lugar de Poesia é na Calçada” recebendo os expoentes da nova cena poética potiguar: Thiago Medeiros e Marina Rabelo, e da dança contemporânea, Rozeane Oliveira. Na continuação da programação, acontece também a abertura da Exposição Virtual “Lugar de Quadro é na Exposição” com um bate papo sobre o processo criativo das obras dos artistas: Renata Lisieux, Diego Germano e Carlos Sérgio Borges, mediada por Rosane Félix, coordenadora da Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta.
A programação encerra no dia do aniversário de Sérgio Sampaio, 13 de abril, com muita música, é claro, com o show ‘Yrahn Barreto canta Sérgio Sampaio’, indicado a melhor show tributo pelo Prêmio Hangar de Música. Esse show já circulou em diversas cidades do Rio Grande do Norte bem como nos estados de Pernambuco e Paraíba. Neste show, Yrahn Barreto revisita a obra de Sérgio Sampaio com a sua interpretação visceral e marcante que o levou a cantar no Festival Sérgio Sampaio em 2020, de forma online, o festival é realizado todos os anos em Vitória (ES).
A Semana do Sampaio acontece desde 2016 em Natal (RN), sempre antecedendo a data de aniversário do Sérgio Sampaio, que teve estadia em Natal por duas vezes na década de 90 deixando amigos, canções e seus últimos registros audiovisuais na capital potiguar e até hoje é referência para muitos artistas potiguares.
Confira a programação completa:
10/04 (sábado) Abertura da Semana do Sampaio – Live Conexão Yrahn Barreto convida Zeca Baleiro
11/04 (domingo) Live Encontro de Sampaiófilos
12/04 (segunda) Sarau virtual “Lugar de Poesia é na Calçada” e Abertura da exposição virtual “Lugar de Quadro é na Exposição”
13/04 (terça) Live Show Yrahn Barreto canta Sérgio Sampaio
Foto: Silvia Zamboni
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.