Início » Thiago Medeiros lança novo livro de poemas com quase 200 poemas e prosas

Thiago Medeiros lança novo livro de poemas com quase 200 poemas e prosas

O poeta, ator e produtor cultural Thiago Medeiros está  lançando a pré-venda do seu novo livro  “No Pescoço do Infinito”. Com quase 200 poemas e prosas, construídos entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023, a publicação é uma realização dos selos independentes Insurgências Poéticas, Giro e editora Offset.

Para quem não conhece, Thiago Medeiros iniciou sua trajetória artística em 2007, no projeto social ArteAção, desenvolvido pela Casa da Ribeira. Foi nesse palco que estreou como ator no espetáculo “Uma História de Lenços e Ventos” do dramaturgo argentino Ilo Krugli.

“No Pescoço do Infinito” tem direção de arte de Rita Machado, parceira de longa data do artista e aborda o adoecimento psíquico, além da dependência química como motes principais de sua narrativa. Para o autor, trazer esses temas é refletir sobre a realidade do país.

“Dados mostram que o Nordeste do Brasil é uma das regiões mais afetadas pelo consumo abusivo do álcool (quase 62% da população nordestina vivem um ambiente afetado pelo alcoolismo). Eu cresci em um ambiente completamente afetado por esses adoecimentos, eu não descobri esses temas, eu os reconheci através da terapia, da arte e da ciência social”, comenta Thiago

“A psicologia e a psiquiatria me salvaram, no sentido literal da palavra. Impediram que eu tirasse a minha própria vida em decorrência dos meus adoecimentos. É estranho que o consumo de álcool seja romantizado e não debatido com a seriedade que merece. A arte que produzo e pesquiso nestes 16 anos, sempre esteve atenta aos acontecimentos do mundo. Nunca tive o desejo de fazer arte pela arte e sim, tentar refletir coletivamente sobre temas necessários e urgentes que estão ao nosso lado. E ambos os temas, neste momento, são mais que necessários de serem debatidos, são urgentes e a ferramenta que disponho para fomentar esse debate é a arte. Eu que acredito na ciência, porque não falar sobre possibilidades de cura através dela?”, completa Thiago.

A realização do trabalho é, também, uma celebração aos 34 anos de vida do autor e dos seus  16 anos ininterruptos na arte. “Essa jornada tem sido exaustiva. Se manter com dignidade em uma cidade tão árida e preconceituosa como Natal exige um tanto de luta, de revolta, um estado de alerta a todo instante. Há um preconceito de classe envolvidos nessa invisibilização. Não sei até onde é suportável para a sociedade natalense que um gay afeminado, vindo de uma periferia, sem família abastada ou herdeiro de nada além do que um túmulo azul no cemitério do Alecrim, possa estar em todos os lugares, mas eu estarei em todos os lugares que desejar estar pela competência que esses 16 anos me deram para construir uma trajetória da qual me orgulho. Acostumem-se serei poeta”, desabafa Thiago.

Além dos escritos de Thiago, o livro traz  textos dos artistas Anchella Monte, Canniggia Carvalho, Carlos Fialho, Eveline Sin, Felipe Nunes, Henrique Fontes, Iara Maria Carvalho, Priscilla Rosa e Regina Azevedo.

Parceria com a Clínica Maria Pureza Ferreira

Parte do valor arrecadado com a pré-venda do livro será destinada às ações da Clínica Maria Pureza Ferreira, localizada na cidade de Itajá/RN, que dentre os serviços oferecidos, estão atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes.

“Após o início da pesquisa no CAPS, fiquei inquieto pensando em como fazer alguma coisa que reverberasse socialmente ao que eu estava vivenciando. Foi então que em uma conversa com um amigo muito querido, ele me contou sobre as ações da Clínica Maria Pureza Ferreira e a partir de contato nas redes sociais chegamos a essa parceria, mas qualquer pessoa pode se tornar parceira da clínica, apadrinhando uma criança ou adolescente.  O meu desejo com a arte é que ela esteja em lugares de potência, dentro dos olhos, do coração e da vida de gente que, assim como eu, está lutando para viver”, diz Thiago

Outra iniciativa bacana é a distribuição para escolas públicas. A  cada 5 exemplares adquiridos, 2 serão destinados à bibliotecas de escolas da rede estadual de ensino que atendem turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Cidade do Natal, junto com uma conversa sobre arte e educação na construção de mundos possíveis, com a poeta e arte terapeuta Michelle Ferret.

Docentes interessados em receber as ações nas escolas onde atuam, podem entrar em contato através do e-mail insurgenciaspoeticas@gmail.com ou diretamente com o autor nas redes sociais.

Pré-venda 

A pré-venda de “No Pescoço do Infinito” segue até o dia 30 de abril de 2023, através do site: www.insurgenciaspoeticas.com.br com investimentos a partir de R$20,00. O lançamento da obra está previsto para o mês de maio de 2023, no Mahalila Café e Livros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *