Curiosos e apreciadores de todo o mundo poderão observar neste domingo, 10, o fenômeno da Superlua, que ocorre quando o astro atinge sua fase cheia próximo ao perigeu, ou seja, com máxima aproximação da Terra. E a lua cheia deste domingo deverá ser a mais bonita dos próximos 20 anos, fazendo com que o nosso satélite natural fique 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.
Em Natal, a Lua vai nascer às 17h23 e estará no céu durante toda a noite, mas o momento do perigeu deverá acontecer às 17h43 e a lua cheia às 18h10, o que gera uma situação praticamente perfeita para a observação, se as condições climáticas colaborarem. Ao longo da noite, conforme nosso satélite natural for ficando mais alto no céu, a impressão vai se perdendo, por isso o horário ideal para a contemplação será no fim da tarde.
Se você está planejando algo para terminar o fim de semana, apreciar a Lua é uma boa opção. Para observar melhor o fenômeno e ter a percepção do tamanho da lua amplificada, a dica é ter algum ponto de referência, como cidades, com suas casas e prédios. Em Natal, o Morro do Careca e o mar iluminado pelo astro também pode ser uma boa escolha, além de dar um charme especial para a cena.
Vale lembrar que Fenômeno da Superlua é comum, mas só deve se repetir com tamanha intensidade em 2034. Ou seja, #partiuveraLua !
Chuva de Meteoro
Outro evento astronômico que chamará a atenção daqueles que gostam de observar a movimentação dos astros no céu é a chuva de meteoros Perseídas, que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de agosto.
Ao contrário da chuva de meteoros delta ‘aquarídeas’ austrais, que ocorreu no final de julho, esta deve ser bastante intensa. Conforme dados da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o pico da chuva de meteoros perseídas deve produzir cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo.