Sua profissão tem futuro?

Olá, gente boa do 702!

Meu nome é Yuri e vou começar a escrever por aqui sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, design, aleatoriedades e criatividade.

Nesse primeiro texto já quero te fazer refletir sobre o futuro. Na verdade, sobre o futuro das profissões. Qual o futuro da sua profissão? Ela conseguirá sobreviver à revolução digital e seus autômatos?

O McKinsey Global Institute fez um estudo em 2017 e, de acordo com ele, 800 milhões de pessoas perderão seus empregos para robôs até 2030 (cerca de um quinto da classe trabalhadora mundial). Complementando esses dados, a Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, a partir da análise  das profissões dos americanos, chegou a conclusão que 45% das pessoas perderão seus empregos dentro de 20 anos. Esses dados são alarmantes e, ao mesmo tempo, estimulantes. Isso mostra que todos nós, de certa forma, precisamos nos reinventar para nos manter no mercado de trabalho.

E para quem pensa que essa é uma realidade muito distante das terras potiguares, sinto dizer, mas você está enganado. Existem projetos e iniciativas em Natal, de grandes empresas, para tornar seus sistemas cada vez mais independentes dos serviços humanos. Uma grande rede de supermercados da cidade já tem projeto para implantar caixas de autoatendimento. Também empresas de call centers, algumas instaladas na cidade, estão cada vez menos humanizadas e mais automatizadas. A cultura de startups e empresas voltadas para tecnologia está em grande eferverscência em nosso estado, e só tende a crescer. Com isso, tende também a crescer o desenvolvimento de soluções tecnológicas que dependam cada vez menos de interações humanas para funcionar.

(Walmart/Divulgação)

Logo, trabalhos operacionais, braçais e extremamente repetitivos estão com os dias contados. Mas por outro lado, empregos que requerem criatividade, resoluções de problemas complexos, empatia, conexões humanas e trabalhos sociais estão livres desse risco.

E aqui vai uma excelente oportunidade em Natal para quem quer aprender mais sobre como inovar e encontrar novas oportunidades. O Senac e o Sebrae realizam nos dias 22 e 23 de outubro o Nordeste Digital Expo! O evento trabalhará temas associados a Marketing, Gestão, Pessoas, Comportamento e Empreendedorismo na era 4.0. Quer saber mais? Clique aqui e dê uma conferida na programação.

Se sua profissão está em risco ainda está em tempo de se preparar. O Isaac Asimov, autor do livro “I, Robot” diz que: 

“Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua depois do xeque-mate.”

Vocês estão se preparando para essa nova realidade? Como vocês estão se preparando? Compartilha com a gente aqui.

Forte abraço a todos.

Previous ArticleNext Article
Yuri Soares
Designer, empreendedor, ex-livreiro mas ainda amante de bons livros. Inspirando oxigênio e expirando gás carbônico desde 1989.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *