Doar sangue é um gesto de amor ao próximo que tem o poder de trazer sorrisos e salvar muitas vidas. Este já representa em si um incentivo enorme para que cada vez mais pessoas possam ir aos órgãos responsáveis e fazer uma doação periódica.
Porém, no âmbito municipal, desde 2011 foi aprovada em Natal uma lei que garante meia entrada em diversos eventos, cinemas, espetáculos, e estabelecimento de cultura na cidade para doadores regulares.
A Lei Municipal nº 344/2011 foi proposta pelo então vereador Bispo Francisco de Assis (PSB) e recebeu alterações da vereadora Júlia Arruda (PSB), sendo promulgada no dia 19 de outubro de 2011.
A iniciativa buscou ser um incentivo a mais para manter os bancos de sangue sempre abastecidos. Levando assim, doadores antigos a manter a regularidade e chamar atenção para novos doadores em potencial.
Mas afinal, o que é preciso para garantir esse direito?
Primeiramente, para conseguir o direito garantido o doador tem que ser regular e estar devidamente cadastrado em algum centro de coleta de sangue dos hospitais do município de Natal.
Em algum destes centros (como o Hemonorte) ou na própria Secretaria de Saúde você deve solicitar um documento que vai te identificar como doador regular. O documento contém informações básicas como nome, data da última doação e foto. A emissão é feita apenas a partir da terceira doação.
Assim, você precisa apenas apresentar essa carteirinha atualizada no local onde gostaria de pagar meia entrada. É importante se informar se o evento ou local está dentro dos parâmetro da lei.
Compartilha esse incentivo com os amigos e chama todo mundo para doar!