Na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h30, o palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM) concede espaço para o concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), em homenagem às mães. Os ingressos gratuitos serão distribuídos em dois lotes, o primeiro estará disponível no aplicativo Sympla a partir da terça-feira (28). Em posse do voucher, este deve ser trocado no acesso do TAM entre às 18h e 19h do dia do evento. O segundo lote será distribuído por ordem de chegada, na bilheteria do teatro, uma hora antes do concerto.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais e apoio do Teatro Alberto Maranhão.
Sob direção-artística e regência do maestro Linus Lerner, o programa promete emocionar o público com o cântico sacro “Stabat Mater”. Durante o concerto, a plateia será agraciada com um repertório meditativo, abrilhantado pela participação dos coros Camerata de Vozes e Coral Harmus, juntamente ao contratenor Franz Ribeiro e da soprano Alzeny Nelo. “As vozes se unem à Orquestra para contribuir diretamente na experiência de imersão do público no universo particular da música sacra”, destaca Alzeny Nelo.
“A Camerata de Vozes se apresentará pela primeira vez junto à OSRN. A potiguar Alzeny Nelo, ícone importante na cena lírica francesa, já encantou palcos no Rio de Janeiro, na França e em tantos outros lugares. Além disso, Franz Ribeiro é um contratenor com uma tessitura vocal raríssima, essas vozes certamente deixarão o espetáculo ainda mais especial”, como aponta o maestro Linus Lerner.
O espetáculo faz parte do projeto “Movimento Sinfônico”, uma atividade pensada para garantir o acesso da população à música de concerto. “As apresentações da OSRN oportunizam contato com o maior e mais antigo grupo artístico do Rio Grande do Norte, com isso, nós atuamos na redução das desigualdades sociais e no direito constitucional à cultura”, explica Tatiane Fernandes diretora da Mapa, produtora cultural do evento.
Para reforçar o papel social da OSRN, esta apresentação também vai arrecadar fundos para a população afetada pela crise climática no Rio Grande do Sul. “Nesse momento, é muito importante reunirmos esforços em prol das orquestras e músicos gaúchos, que estão impossibilitados de atuar por tempo indeterminado em função da tragédia”, esclarece o maestro Linus Lerner. A campanha de arrecadação é uma parceria entre a OSRN e o Instituto Arlindo Ruggeri, responsável pela Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH). No dia do evento, o público encontrará espalhados no teatro QR codes para doações diretas ao Instituto.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.