O cinema itinerante Kurta na Kombi chega ao estado do Rio de Janeiro neste mês de julho para realizar a exibição de filmes potiguares, como parte da programação do Festival Sesc de Inverno. As exibições dos filmes terão início no dia 20, com entrada gratuita.
Considerado o maior evento multilinguagem do país, o Festival celebra a pluralidade cultural do Brasil através da expressão de seus povos, lugares, união, raízes, artes e linguagens. A programação ocorre em 24 localidades do estado: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Itaipava (Petrópolis), Valença, Grussaí (São João da Barra), Tanguá, Porciúncula, Casimiro de Abreu, Piabetá (Magé), Sana (Macaé), Búzios, Vassouras, Barra de São João (Casimiro de Abreu), Três Rios, Raposo (Itaperuna), Penedo, Cabo Frio, Miguel Pereira, Silva Jardim, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo e Rio das Ostras.
“Participar do Festival Sesc de Inverno, incluindo o cinema potiguar em sua programação, é uma grande satisfação, pois proporciona o acesso às histórias, paisagens e imaginários do Rio Grande do Norte através do trabalho de seus cineastas. Além disso, é uma realização ver o projeto Kurta na Kombi difundindo seu conceito e estética de cinema itinerante, que valoriza a experiência cinematográfica democrática, coletiva e em diálogo com a cidade”, declara a produtora Marcelle Silva.
Esta itinerância surge como uma oportunidade de alcançar novos territórios e públicos para o cinema potiguar. Marcelle completa dizendo: “Já percorremos o Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Maranhão, mas esta é a primeira vez que o Kurta na Kombi chega ao Rio de Janeiro e à região Sudeste. É gratificante ver o projeto explorando novos caminhos”.
No Festival, o Kurta na Kombi apresenta a diversidade de estéticas e narrativas da ancestralidade africana e da cultura popular do Rio Grande do Norte. Serão exibidos os seguintes curtas-metragens: “Cordel da Vila: A Rainha louca contra o escandaloso”, dirigido por Antônio Gil Leal; “Feito o Vento”, dirigido por Julhin de Tia Lica; e “Felis”, dirigido por Jane Gomes e Caio Medeiros.
Marcelle explica que a curadoria das obras audiovisuais seguiu o mesmo conceito do Festival SESC de Inverno. “A curadoria das obras audiovisuais potiguares foi pensada para dialogar com o conceito da 22ª edição do festival. Então, nós fizemos convites para cineastas que já são parceiros do Kurta na Kombi e que possuíam narrativas audiovisuais, que de alguma forma, dialogavam com o conceito do Festival, levavam para a tela também a ancestralidade, as raízes e as linguagens do povo potiguar.”
Além do audiovisual, o Festival Sesc de Inverno oferece uma programação incluindo experiências de teatro, dança, música, circo, literatura, artes visuais, arte-educação e patrimônio cultural.
As sessões acontecem em Julho nos dias: 20 e 21 no SESC Nogueira; 23, 24 e 25 na Praça da Liberdade em Petrópolis; e dias 27 e 28 no SESC Grussaí.
Mais informações sobre as exibições do Kurta na Kombi e a programação completa do Festival Sesc de Inverno você confere no site oficial: https://www.festivalsescdeinverno.com.br/
Kurta na Kombi
É um coletivo cultural audiovisual que surgiu na segunda metade de 2019, na cidade de Natal/RN, idealizado pelos produtores culturais Luiz Paulo (Umara) e Marcelle Silva. Seu objetivo principal é contribuir para a circulação, difusão e democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. A iniciativa se apresenta no formato de um cinema de rua itinerante, utilizando uma Kombi adaptada, carinhosamente apelidada de Maria Kombita. Ao longo de seus quatro anos de existência, o Kurta na Kombi já realizou 101 sessões, exibindo mais de 337 curtas-metragens potiguares, em 21 cidades e quatro estados brasileiros, beneficiando mais de 12.000 pessoas.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.