O Festival Gastronômico de Caicó 2023 começa dia 22 de outubro e segue até o dia 04 de novembro com uma programação variada e repleta de novidades. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 13 de outubro em duas modalidades: Concurso Gastronômico e Circuito de Restaurantes, através do e-mail festivalgastronomicodecaico@gmail.com.
Desenvolvido pela Agência Referência, mesma realizadora do Festival de Cinema Curta Caicó, a programação será dividida em duas etapas: de 22 de outubro a 02 de novembro, com programação nos restaurantes da cidade e nos dias 03 e 04 de novembro, com atividades desenvolvidas em praça pública na cidade de Caicó.
A programação contará com Cozinha Show, oficinas, palestras, concurso gastronômico, feira de negócios, roteiro gastronômico nos restaurantes da cidade, shows e muito mais. No portfólio da Referência já constam outros eventos gastronômicos, sendo o mais recente o Encontro de Doceiras do Seridó. “A partir das próximas semanas começaremos a divulgar nossa programação especial. Será um evento para destacar a identidade caicoense com a comida, valorizar a criatividade do nosso povo e apostar na gastronomia para fortalecer a marca Caicó”, enfatiza Raildon Lucena, diretor da agência Referência.
O evento reunirá referências da gastronomia seridoense e também vai contar com Chefs de cozinha de outros estados, estudantes de gastronomia, empreendedores de alimentos e pesquisadores da comida nordestina. “Estamos articulando uma super programação com a participação de empreendedores locais e instituições de ensino”, destaca Diego Vale, da agência Referência. Os regulamentos para as inscrições do Concurso Gastronômico e do Circuito de Restaurantes podem ser obtidas no Instagram do evento: @festivalgastronomicodecaico.
Receitas com sotaque seridoense
Para participar, os interessados devem criar receitas inéditas com, pelo menos, três ingredientes obrigatórios: carne de sol, um dos queijos característicos de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente típico do Rio Grande do Norte. O prato deverá se enquadrar em uma das três categorias: entrada/petiscos, prato principal ou sobremesa. O concurso é aberto para participação de qualquer pessoa, não sendo restrito para cozinheiros profissionais ou estudantes de gastronomia, nem apenas para caicoenses.
Após análise das receitas, a equipe julgadora vai selecionar três finalistas para cada categoria, que produzirão suas receitas ao vivo entre os dias 03 e 04 de novembro. Os competidores vão se apresentar diante de cinco jurados profissionais, na Cozinha Show que será montada na praça Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, Cartão postal de Caicó, onde está o Arco do Triunfo, em frente à Catedral de Sant’Ana.
“O Festival Gastronômico de Caicó 2023 tem como propósitos a valorização da gastronomia local e regional, o aprimoramento e aperfeiçoamento de técnicas e o incentivo à competitividade, resultando em uma troca rica de culturas, experiências, diversidades, saberes e sabores”, destaca Diego Vale, diretor da agência Referência.
Já na programação do Circuito de Restaurantes, os pratos inscritos serão avaliados por júri popular. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas que se inscreverem no Festival, comercializarão os pratos inéditos e os consumidores darão as notas definindo os campeões. A organização divulgará o roteiro de estabelecimentos participantes e seus pratos para estimular que a população visite os restaurantes de 22 de outubro a 02 de novembro.
“Restaurantes, lanchonetes, padarias, hamburguerias, pizzarias, espetinhos, bares, docerias, sorveterias, açaiterias, qualquer estabelecimento de alimentos e bebidas pode se inscrever, basta ser criativo e desenvolver uma receita inédita com os três ingredientes obrigatórios”, explica o Chef Pablo Medeiros, da organização do Festival. As inscrições seguem até o dia 13 de outubro.
O evento é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae, Universidade Potiguar e FESPEG. O patrocínio é do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Supermercado União – Rede Seridó, Queijaria Dona Gertrudes, Armazém Zezão, IROC – Instituto Radiológico Oral de Caicó, Slup Sorvetes e Eletrocenter.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.