O projeto Festival Sinfônico vai oferecer um curso gratuito de regência para maestros do estado, ministrado pelo Maestro Linus Lerner, num encontro junto aos diversos maestros, maestrinas e mestres de Orquestras e Bandas residentes no Rio Grande do Norte. Serão oferecidos três dias de aulas gratuitas entre os dias 18 e 20 de setembro, no Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo. O formulário de inscrição e o material para o curso estão disponíveis no link que pode ser acessado pela Bio do Instagram oficial: @festivalsinfonico.rn.
Com o objetivo de promover a educação musical, apoiar Orquestras Sociais e incentivar o surgimento de Orquestras Jovens, o curso contará com a participação de pelo menos oito maestros do interior do estado. Através da parceria com a Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura, o curso será aberto para todos os regentes interessados, a programação terá carga horária de 18 horas, sendo ministrado em dois turnos. Pela manhã, os alunos terão aulas teóricas; e à tarde, aulas práticas de regência orquestral.
“Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de regência sob a orientação do diretor artístico e maestro titular da OSRN – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, da OSNH – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e da SASO – Southern Arizona Symphony Orchestra, com experiência de regência com orquestras jovens, sociais e profissionais. Além disso, o curso vai abranger técnica de regência, interpretação musical, gestão de ensaios e prática com orquestra”, explica Tatiane Fernandes, idealizadora do projeto.
O curso faz parte da programação de atividades do projeto Festival Sinfônico, que tem como objetivo proporcionar aos jovens músicos uma experiência de aprendizado, conectando-os com artistas profissionais inseridos no mercado de trabalho. Com ações já finalizadas em Jucurutu e Pau dos Ferros, o projeto segue agora para a cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, oferecendo aulas gratuitas, masterclasses e apresentações de recitais durante uma semana imersiva aberta ao público no mês de novembro.
Outras edições do Festival
Entre os dias 26 e 31 de agosto, a cidade de Pau dos Ferros recebeu a segunda edição do Festival Sinfônico, oferecendo uma semana imersiva de aulas práticas e teóricas focadas em elevar o nível técnico e a performance de jovens talentos da música de concerto no município. Essa segunda edição contou com 180 alunos inscritos, com atividades realizadas em Pau dos Ferros e apresentações em Portalegre.
Com aulas gratuitas ministradas em dois núcleos de aulas: IFRN Pau dos Ferros e Casa de Cultura, o festival ofereceu ensino em instrumentos de cordas, sopros e percussão, além de masterclasses de consciência corporal, arranjos e manutenção de instrumentos de metais.
Além disso, os jovens também puderam realizar e assistir a recitais e concertos incluídos na programação, como o concerto de abertura que contou com a apresentação do Grupo de Escaletas e Sanfonas Luar do Sertão (Reg. Diego Oliveira), da Orquestra Aldo Parisot (Reg. Marina Barnabé) e da Orquestra Filarmônica Pauferrense (Reg. Leandro Oliveira).
“O Festival Sinfônico é uma ação especial, quando ele termina pra gente, é aí que seu principal efeito começa para alunos e alunas. Essa experiência do Festival os leva a entender mais sobre os instrumentos que eles tocam, suas anatomias, estruturas e como o corpo de musicista se adequa para tocá-lo. O instrumento passa a fazer parte do corpo. O Festival desperta conhecimentos para esses futuros artistas”, comenta Tatiane Fernandes.
Já em sua primeira edição, o Festival Sinfônico realizou atividades no município de Jucurutu, entre os dias 21 a 27 de julho, com apresentações também na cidade de Caicó, junto a programação da Festa de Sant’Ana. Com 70 alunos inscritos, a edição inaugural do projeto contou com 13 professores, sendo 11 dedicados a ensino de instrumentos que compõem grandes corpos musicais como orquestras, bandas, filarmônicas e fanfarras.
Sobre o Festival Sinfônico
Essa iniciativa, idealizada e promovida pela Mapa Realizações Culturais, abrange a realização de 12 cursos de instrumentos, incluindo violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão. Sendo uma plataforma para que jovens talentos da música de concerto possam aprimorar suas habilidades, e uma ferramenta de democratização de acesso à cultura, proporcionando ao público experiências musicais de sonoridades diversas.
O Festival Sinfônico integra o time de projetos contemplados pelo Edital Transformando Energia em Cultura com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual Cultura e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. Um edital que tem feito a diferença na formação artística da juventude potiguar por meio de projetos em diversas linguagens.
Conheça mais sobre o projeto através das redes sociais: @festivalsinfonico.rn e @maparealizaculturais
Foto: Brunno Martins
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.