O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em quase dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa chegando em 2014 no Brasil, como o acontecimento mais importante no Brasil dedicado à cultura italiana.
Desde 2014 o Festival cresceu exponencialmente no Brasil. A partir de sua 3ª edição em 2016 passou a ser realizado em simultâneo nas principais cidades do país, tornando-se o maior evento de cinema italiano a nível nacional. Em 2020 e 2021, 8½ Festa do Cinema Italiano continuou as suas atividades on-line com um grande evento virtual que em dois anos juntou mais de 200.000 espectadores.
Após dois anos on-line, o encontro retorna ao presencial, sendo exibido em 19 cidades em todo o País. E para felicidade dos cinéfilos potiguares, a programação inclui Natal, acontecendo entre 4 e 10 de agosto no Moviecom Praia Shopping.
Um pouco sobre a programação
Sempre de olho no que de melhor a produção italiana contemporânea tem produzido tanto no cinema clássico quanto no de vanguarda, o Festa do Cinema Italiano traz uma programação que une jovens talentos com veteranos, experimentações e filmes de linguagem clássica.
Como parte da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o festival este ano traz a exibição especial de “Ennio, o Maestro”, documentário que Giuseppe Tornatore (de “Cinema Paradiso” e “Mallena”) realizou sobre a vida e obra do grande maestro.
Na lista dos veteranos que estão também sempre inovando, Paolo Taviani chega com “LEONORA ADEUS”, seu primeiro longa-metragem depois da morte de seu irmão e parceiro de toda a vida, Vittorio Taviani, para quem Paolo dedica o filme. Aos 91 anos, o diretor prova porque é um dos principais nomes da sétima arte mundial, vencedor do Urso de Berlim em 2012 por “Cesar Deve Morrer”, e, com Vittorio, realizador de clássicos como “Pai Patrão”(1977) e “A Noite de São Lourenço” (1982).
Exibido no Festival de Berlim 2022, “Leonora Adeus” tem uma narrativa nada convencional, o longa levou o prêmio de Melhor Filme segundo a Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). O filme parte da história real do escritor Luigi Pirandello e cria uma fábula ousada, que traz cenas de clássicos do neorrealismo italiano mescladas com cenas filmadas por Taviani, que conta a história das cinzas do autor. Siciliano de Agrigento, Pirandello, que faleceu em 1936 e nunca quis um funeral pomposo. Ao contrário, deixou escrito que queria que suas cinzas fossem depositadas no pequeno vilarejo em que nasceu. Mas a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais – alguns deles baseados nas próprias ficções do autor, como o conto “Leonora Adeus”, de 1910, e “Il Chiodo”(ou “O Prego”), escrito em 1936, pouco antes de sua morte.
Para quem ama o cinema autoral, com um pé na dramédia, “GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS”, de Giorgia Farina, surpreende. A começar pelo elenco, que une o ator britânico Clive Owen à atriz e diretora italiana Jasmine Trinca e a participação mais que especial da francesa Irène Jacob.
Na trama, Trinca vive Allegra, uma blogueira / influencer de viagens agorafóbica, que nunca põe o pé para fora de casa. Ela é uma fraude como exploradora, inventa os textos que publica, sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Já Benno (Clive) é um bem sucedido jornalista, que faz especiais sobre o estilo de vida italiano para a TV inglesa, mas sofre de alcoolismo e bebe até esquecer de si mesmo.
Confira a programação do Moviecom Praia Shopping:
🎥 04/08 (quinta-feira):
14:00 – Mamma Roma de Pier Paolo Pasolini
16:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
18:00 – Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore
🎥 05/08 (sexta-feira):
14:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
15:45 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
17:45 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
20:00 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
🎥 06/08 (sábado):
14:00 – Tintoretto – Um rebelde em Veneza de Giuseppe Domingo Romano
15:50 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
18:05 – Laços de Daniele Luchetti
20:00 – Tempos Super Modernos de Pif
🎥 07/08 (domingo):
14:00 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
15:45 – Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore
18:30 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
20:15 – Laços de Daniele Luchetti
🎥 08/08 (segunda-feira):
14:00 – Tempos Super Modernos de Pif
16:05 – Tintoretto – Um rebelde em Veneza de Giuseppe Domingo Romano
17:55 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
19:55 – Il Buco de Michelangelo Frammartino
🎥 09/08 (terça-feira):
14:00 – Laços de Daniele Luchetti
15:55 – Mamma Roma de Pier Paolo Pasolini
17:55 – Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert
19:40 – Mulheres Rebeldes de Francesco Costabile
🎥 10/08 (quarta-feira):
14:00 – Leonora, Adeus de Paolo Taviani
15:45 – Tempos Super Modernos de Pif
17:50 – Il Buco de Michelangelo Frammartino
19:40 – Guia Romântico para Lugares Perdidos de Giorgia Farina
Dica extra: O Moviecom está com uma promoção que todos pagam meia entrada de segunda a quarta-feira (exceto feriados).
Confira mais informações sobre os filmes no site do festival aqui.
Posts relacionados:
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.