O Coletivo CIDA (RN) prepara a estreia do seu novo espetáculo REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME. O trabalho, contemplado pela primeira edição do Prêmio Sesc de Artes Cênicas, é a segunda parte de uma trilogia em desenvolvimento. As apresentações acontecem de modo acessível, por meio de interpretação para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição, nos dias 02, 03, 08 e 09 de dezembro, na Casa da Ribeira, sempre às 20h, com ingressos gratuitos.
Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira, artistas e produtores, o CIDA se destaca no cenário cultural norte-rio-grandense por sua produção experimental e inclusiva.
REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução coreográfica e dramatúrgica de Jussara Belchior. O elenco é formado por nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Omim D’Funfun, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.
“‘O Reino dos Bichos’ é um espetáculo que traz para discussão temáticas que são extremamente necessárias para serem debatidas na atualidade. Assim como a primeira obra da trilogia, Corpos Turvos, ‘Reino’ continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stela do Patrocínio em ressonância. Acredito que abordar essas identidades e individualidades em cena seja um dos fatores que faz com que o trabalho seja tão visceral e trágico”, comenta Arthur Moura, produtor do Coletivo CIDA.
Livremente inspirada na poesia e na vivência de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial, a peça propõe uma discussão sobre o que pode – ou não – ser considerado dança e/ou teatro, além de questionar a estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade das pessoas pretas, LGBTQIAPN+, pessoas com transtornos mentais, pessoas com deficiência, mulheres, dos povos originários e pessoas que vivem e/ou convivem com o HIV/AIDS.
“Essa é sem dúvida a dança-tragédia mais sincera que você assistirá em toda sua vida”, afirma René Loui, coreógrafo e intérprete de Reino dos Bichos.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente através da plataforma Sympla a partir das 12h do dia 15 de novembro e ficam disponíveis até às 20h de cada dia de apresentação. Retirada limitada a um ingresso por pessoa.
Todas as informações sobre a agenda do CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.
FICHA TÉCNICA – REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME
Concepção, Direção Coreográfica e Direção Artística: René Loui
Interlocução Dramatúrgica: Jussara Belchior
Elenco Móvel: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Omim D’Funfun, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.
Preparação Corporal: Rozeane Oliveira
Preparação Vocal: Pablo Vieira
Captação e Operação de Som: De Oliveira Produções Musicais
Trilha Sonora Original: René Loui e Fabián Avilla Elizalde
Fragmentos Musicais Utilizados: Gassed – Bobby Krlic e Meltdown · Clint Mansell · Kronos Quartet
Acessibilidade: Coletivo CIDA
Roteiro, Tradução e Interpretação para Língua Brasileira de Sinais: Brígida Paiva
Roteiro Audiodescrição: Arthur Moura e René Loui
Locução Audiodescrição: Nara Kelly
Audiovisual: Coletivo CIDA
Captação de Imagens e Edição: Wallace Santos
Projeção Mapeada: Nav Noar
Imagens de Divulgação: Brunno Martins – Coletivo CIDA
Web Designer e Peças Gráficas: René Loui
Identidade Visual: Casulo Cria
Designer e Operação de Iluminação: Leila Bezerra
Produção Executiva e Coordenação Financeira: Arthur Moura
Produção Geral: René Loui
Assessoria de Comunicação: Cecília Oliveira / Comunica CECI
Elaboração de Projeto: Arthur Moura e René Loui
Patrocínio: SESC DEPARTAMENTO NACIONAL
Prêmio: Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022
Realização: CIDA: Coletivo Independente Dependente de Artistas
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.