Construído entre 1898 e 1904, o Teatro Alberto Maranhão celebra nesta segunda-feira (24) seus 121 anos de história. Para marcar a data, os grupos Clowns de Shakespeare, de Natal, e Teatro de Los Andes, da Bolívia, apresentam gratuitamente o espetáculo FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O. A sessão acontece às 20h e conta com tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público.
Com 30 anos de história, a apresentação faz parte do projeto intitulado “Estreitando FRONTE[I]RAS”, que fortalece os laços culturais entre Brasil e Bolívia e amplia as possibilidades de intercâmbio e reflexão no contexto latino-americano através de uma residência artística e outras atividades. Além disso, o projeto oferece uma oportunidade única de acolhimento aos refugiados latino-americanos em Natal, destacando a importância da colaboração e solidariedade entre os povos.
Fruto de uma parceria inédita entre a companhia potiguar Clowns de Shakespeare e o grupo boliviano Teatro de Los Andes, o espetáculo narra a história de um vilarejo fictício cujos habitantes se veem diante da ameaça iminente de uma fronteira que os divide. Entre resistência e memória, a obra transita pelo realismo fantástico para explorar questões identitárias, territoriais e políticas, conduzindo o público a uma profunda reflexão sobre pertencimento e separação.
Com uma abordagem cênica inovadora, a encenação rompe os limites convencionais do palco ao iniciar na área externa do teatro, envolvendo o público desde o primeiro momento e desafiando-o a questionar as fronteiras da própria representação. O convite à participação ativa dos espectadores amplia a imersão na narrativa e reforça o impacto simbólico da obra.
Para aqueles que não garantiram ingressos online, ainda haverá uma nova oportunidade: um lote extra com 100 entradas será disponibilizado na bilheteira do teatro uma hora antes da apresentação.
A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ESTREITANDO FRONTE[I]RAS é um projeto contemplado pela Seleção Pública nº 09/2024 do Programa Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024 – Bolsa para Formação e Intercâmbio, da Prefeitura de Natal.
As apresentações de FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O têm o apoio da RRC Advocacia, Hospeed Internet e Ativa Sistemas Eletrônicos, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto e Teatro Alberto Maranhão.
Posts relacionados:
Letrux e Thiago Vivas Apresentam "Alfabeto Sonoro" em Natal
Bloco da Naty se destaca como maior Carnaval infantil da capital potiguar
Réveillon na Praia, na Oktos Cervejaria, terá show de Chrigor
Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa chega a sua 13ª edição
MADA 25 anos: festival anuncia terceiro palco com Urias, Puterrier e mais 15 artistas

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.