O artista potiguar Álvaro Dantas, exibe na próxima sexta-feira(12) a mostra de processo de sua nova montagem “O menino que desaprendeu a dançar”. A apresentação acontece às 20h30 no canal do Youtube do bailarino.
O trabalho tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, gira em torno do que é imposto aos meninos, que comportamentos eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. “O menino que desaprendeu a dançar” é ainda um exercício de tentativas de comunicar, levando em consideração a timidez, força e muitas fragilidades que envolvem esse tema. O espetáculo também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90/2000 período em que o artista se identifica.
“Sempre tive vontade de falar sobre isso, mas foi quando eu li o livro de Aureliano Medeiros “O menino que desaprendeu a chorar” que me encorajei mais e tenho ele como uma grande inspiração, assim como no livro o menino guardou suas lágrimas, outros meninos guardaram danças, cantos ou qualquer outra expressão em torno de sua liberdade”, declara Álvaro.
Apesar de não ser um espetáculo autobiográfico, o bailarino, agora como adulto, tenta revisitar o menino que existe dentro dele e para além dele, os de sua equipe que tem contribuído para essa nova narrativa.
“O menino que desaprendeu a dançar é sobre vontades e desejo de dizer, e dizer por todos os poros possíveis, é tentar desatar o nó cego da garganta. Poder quebrar um quadril é mover um mundo, o meu, talvez o seu.”, completa o artista.
Esse projeto foi contemplado no Edital de Fomento à Cultura Potiguar através da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultural, Ministério do Turismo e Governo Federal. O menino que desaprendeu a dançar integra a programação e tem apoio do Ponto de Cultura Giratório.
Confira o teaser aqui
ÁLVARO DANTAS
Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical, residente em Parnamirim/RN. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino colaborador da Companhia Giradança , onde atua há 13 anos, é ator- fundador do Acordo Coletivo de Teatro, também é apresentador de eventos como o Domingo na Arena e da Fundação Parnamirim de Cultura.
Trabalhou com nomes como Toulla Limnaios, Mário Nascimento, Clébio Oliveira, Sofia Oriuela, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, Anderson Leão, dentre outros, circulou com espetáculos em diversos festivais nacionais e internacionais como Festival Palco Giratório em 2015, Vivadança em Salvador/BA e o Ano Brasil – Portugal na cidade de Coimbra, em 2013, também já esteve em residência artística e duas temporadas na cidade de Berlim, na Alemanha com o espetáculo “Die Eienen, die Anderen” uma colaboração da Companhia Giradança e Cie Toulla Limnaios , em montagens teatrais já participou de algumas como Céu de estrelas, Musical Beco da Alma, Studio Ribeira e Contos Potiguares. em produções audiovisuais atuou no Longa: O Alecrim e o sonho; Curta: Curta: Lá Fora; Clipe: Deixa o sol entrar) workshops e oficinas. Trabalhou em diversas campanhas publicitárias (Supermercado Favorito, Miranda Computação e Governo do estado do RN).
Recentemente fundou o Acordo Coletivo de teatro junto com outros atores e faz parte do Coletivo Insurgências Poéticas. Pensa na importância de colaborações de outros artistas em seu trabalho e na comunicação objetiva e espontânea com o público. Acredita que a sua formação não tem fim. Dando importância ao meio onde está inserido como ferramenta de afetações para criação.
Ficha técnica
Concepção e Criação: Álvaro Dantas
Direção visual: Daniel Torres
Dramaturgia do corpo: Alexandre Américo
Dramaturgia poética: Thiago Medeiros
Trilha Sonora: Luiz Gadelha
Produção: Celso Filho (Listo Produções)
Concepção gráfica: Caio Vitoriano
Foto: Brunno Martins
Audiovisual: Babi Baracho
Assessoria de imprensa: Cecilia Oliveira (Comunica Ceci)
Posts relacionados:
Encontro Internacional de Dança acontece neste domingo em formato online
Fundação Nacional de Artes lança edital de Residência Artística
SOCIEDADE T disponibiliza trabalhos online para apreciação do público
Entre Nós Coletivo de Criação apresenta novo trabalho no TCP
Entre Nós Coletivo de Criação estreia videodança “Querendo... um novo olhar”

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.