Com o objetivo de promover trocas educativas e combater a intolerância religiosa, a designer de joias e antropóloga potiguar Stéphanie Moreira lança, no próximo sábado (7), a exposição “Arte Sacra: Joias de Orixá”. A exposição passará pelos municípios de Parnamirim, Ceará-Mirim e Macaíba.
Resultado do desdobramento do processo criativo da coleção “Arte Sacra: Joias de Orixá”, contemplada pelo edital Re-farm Cria 2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo n.º 02/2023, a exposição homônima se caracteriza pelo seu caráter itinerante nos terreiros de candomblé Ilê Olorum, Ilê Axé Jitaloyá e Ilê Axé Afinká.
A artista Stéphanie Moreira explica que o projeto representa um momento importante de sua carreira criativa. “O Lab Criativo NC tem sido um espaço de respiro e proteção para minha mente inquieta em relação às estéticas afro-potiguares e à potência artística e política das artes negras no mundo contemporâneo. Estou muito contente por poder fortalecer uma jornada de estudos e trocas dentro da comunidade de arte e axé através deste trabalho.”
Na exposição, as joias e objetos de arte estarão à mostra para a apreciação da comunidade do terreiro, escolas, comunidade quilombola e do entorno. O objetivo é dar visibilidade ao povo de santo e suas vestimentas tradicionais, desmistificando o preconceito em torno das simbologias sagradas das religiões de matriz africana e enfrentando o racismo estético e cultural.
Dentre as peças que se destacam está “Eketé de Ogum” — desafiadora, intrigante, trabalhosa, mas que carrega simplicidade. Ela foi elaborada a partir de malhas de arame galvanizado, garimpadas em um ferro-velho nos arredores de Natal e recuperadas da ferrugem.
A exposição “Arte Sacra: Joias de Orixá” é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Conta também com o apoio da Casa Afropoty e do Re-farm Cria 2023. Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil do Laboratório Criativo Negro Charme no Instagram: @negrocharme.nc.
Sobre Stéphanie Moreira
Mulher preta potiguar, mãe, capoeirista e candomblecista. Atua há mais de 10 anos como empreendedora cultural no Nordeste brasileiro. É antropóloga, doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós Afro/UFBA. Fundou o Laboratório Negro Charme em 2011, espaço criativo que fomenta a intersecção entre moda, arte e identidade. Desde 2017 atua como gestora de projetos criativos de impacto social através do Flor de Milho Quilombo de Artes, e lidera a Casa Afropoty, um hub de afroempreendedorismo formado por pesquisadores artistas interessados nas culturas afro potiguares e afro-brasileiras.
– Ficha técnica Projeto Expositivo
Coordenação Geral e Joias: Stéphanie Moreira
Curadoria e Orientação das Relações com Casas de Axé: Cláudia Moreira (coordenadora) Luka (assistente)
Produção: Rayane Calixto
Assistente de Produção: Jule Silveira
Cobertura audiovisual da exposição: Cynthia Campos
Audiodescrição: Kléber Moreira
Comunicação/Mídias Sociais: Milena Torres
Assessoria de Imprensa: Cecí Oliveira – Comunica Ceci
– Ficha Técnica Editorial Joias de Orixá
Direção Geral, Direção Criativa e Joias: Stéphanie Moreira
Equipe de Arte/Cenografia: Cláudia Moreira e Luka
Figurino: Luka
Maquiagem: Luka e Gaby Britto
Cabelo/Tranças: Stéphanie Moreira
Produção/Logística: Rayane Calixto
Apoio à Produção: Henrique Silva, Éric Medeiros, Robson Aquino, Thiago Oliveira e Jule Silveira
Fotografia/Audiovisual: Thamise Cerqueira
Assistência Fotográfica/Audiovisual: Carmim Paiva
Cobertura da ação: Milena Torres
Corpo Cênico: Gaby Britto, Will Freire, Vinícius Martins, Takará, Manhães, Cláudia Moreira, Luka, Geraldo Paulino da Silva, Luara Silva, José Fabrício de Lima, Rebecca de Lima, Samir Fagundes e Tito Mariano.
SERVIÇO –
Exposição ‘Arte Sacra: Jóias de Orixá’
Datas e localidades: Ilê Olorum, em Parnamirim (07/09), Ilê Axé Jitaloyá, Ceará-Mirim (14/09) e Ilê Axé Afinká, em Macaíba (21/09).
Posts relacionados:
Luly ou uma crônica em pé de fogo
Buscas por imóveis em Natal, ganha fôlego na temporada
Grupo de Teatro Facetas inicia celebração de 25 anos com circulação de espetáculo infantil
Dire Straits Legacy volta ao Brasil com a "For You South America Tour 2024" e chega a Natal para úni...
Festival Tamo Junto BB libera ingressos

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.