O AFRONTE – Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero realiza a sua terceira edição entre os dias 28 e 30 de junho, no período do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, e realizadores podem inscrever seus filmes até 28 de maio. O festival é uma realização da Caboré Audiovisual.
Entendendo que o cinema é uma importante ferramenta de combate à intolerância e desigualdade, mas que também pode exercer um papel reafirmador de estigmas e preconceitos, o AFRONTE tem como objetivo se colocar como uma janela de difusão de experiências, práticas e vivências da diversidade sexual, racial e de gênero, dando protagonismo às pessoas pertencentes a comunidade LGBTQIAP+, mulheres e pessoas racializadas que queiram ser contadoras de suas próprias histórias. O festival tem Vitória Real, como Coordenadora Geral e Curadora, e André Santos como Diretor Geral e Curador.
Dentro da programação a curadoria busca representar as diversas identidades de gênero e orientações sexuais, além de se atentar à importância do protagonismo racial nos filmes selecionados.
A programação contará com quatro mostras competitivas e uma mostra não-competitiva com a temática “Amor na Terceira Idade”, além de ações formativas, atrações musicais e feira livre.
As inscrições para filmes serão realizadas no site www.afrontefestival.com.br e as inscrições para as atividades formativas acontecerão entre os dias 27 de maio e 17 de junho, com vagas limitadas.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.