Avançar para o conteúdo
Início » 11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação da mostra competitiva

11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação da mostra competitiva

A Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil, ao promover a exibição de filmes a céu aberto na sala de cinema montada na paradisíaca praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), aliando conforto e alta qualidade de projeção. Este ano, a 11ª edição acontece de 22 a 26 de novembro.

Com uma equipe de curadoria renovada e diversa, a Mostra de Cinema de Gostoso conta com os novos olhares de Janaína OliveiraMariana Souza e Carine Fiúza, que se juntam a Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld no trabalho de seleção dos filmes e de montagem da programação.

Ao longo de cinco dias, o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistirá aos mais recentes lançamentos cinematográficos em uma sala de cinema de alta tecnologia, montada ao ar livre na Praia do Maceió. Com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala recebe exibições da MOSTRA COMPETITIVA que concorrem ao Prêmio do Público, definido pelo voto do popular, e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas presentes na Mostra.

Na Mostra Competitiva, serão exibidos os longas-metragens: TIJOLO POR TIJOLO, de Victória Álvares e Quentin Delaroche; O DESERTO DE AKIN, de Bernard Lessa; KASA BRANCAde Luciano Vidigal e MANAS, de Marianna Brennand.

Oito curtas farão parte da Mostra Competitiva: YBY KATUde Geyson Fernandes, Jessé Carlos, Kaylany Cordeiro, Ladivan Soares e Rodrigo Sena; HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃde Diego Lacerda; CALUIMde Marcos Alexandre; AXÉ MEU AMORde Thiago Costa; BATI DA VILAde Raquel Cardozo; CHIBO, de Gabriela Poester e Henrique Lahude; RAPOSA, de Margot Leitão e João Fontenele e PEQUENAS INSURREIÇÕESde William de Oliveira.

11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, VESTAS, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, APAN, Mistika e DOT.

Produção: Heco Produções e CDHEC

 

Dia 23/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Tijolo por Tijolo

Documentário, 103 min, PE, 2024, Livre

Direção Victória Álvares e Quentin Delaroche

Sinopse:

Durante a pandemia, Cris perdeu o emprego e a casa devido a um risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como microinfluenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida.

 

O Deserto de Akin

Ficção, 78 min, ES, 2024, 12 anos

Direção Bernard Lessa

Sinopse:

Akin é um dos médicos cubanos trabalhando no Brasil em 2018. Com as eleições, a cooperação entre o Brasil e Cuba chega ao fim. Os médicos são convocados a retornar ao seu país de origem. Akin está em uma encruzilhada. Voltar para Cuba ou se estabelecer no Brasil?

 

 

Dia 24/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

 

Bati da Vila

Documentário, 13 min, RN, 2024, Livre

Direção Raquel Cardozo

Sinopse:

“Bati da Vila: Memórias que Azeitam uma Tradição” traça o conhecimento de Dona Nicinha e das famílias mais antigas da Vila de Ponta Negra, mostrando o processo e a importância da produção do azeite do Bati, valorizando a memória e o conhecimento ancestral da cidade de Natal (RN).

Hoje Eu Só Volto Amanhã

Animação, 24 min, PE, 2024, 12 anos

Direção Diego Lacerda

Sinopse:

Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas, no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?

Caluim

Ficção, 11 min, BA, 2023, Livre

Direção Marcos Alexandre

Sinopse:

Uma atriz negra recebe um tratamento bem peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe branca.

Axé Meu Amor

Ficção, 18 min, PB, 2024, Livre

Direção Thiago Costa

Sinopse:

Mãe Bené acorda de um pesadelo e descobre que a vida de sua mãe de santo está por um fio. Em um jogo de búzios, descobre que tem de fazer sua última obrigação de 21 anos de santo. Antes que o pior aconteça, embarca numa viagem em busca do seu sagrado.

Kasa Branca

Ficção, 95 min, RJ, 2024, 12 anos

Direção Luciano Vidigal

Sinopse:

Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianin e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

 

 

Dia 25/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

 

Yby Katu

Ficção, 18 min, RN, 2024, Livre

Direção Kaylany Cordeiro, Jessé Carlos, Ladivan Soares, Geyson Fernandes e Rodrigo Sena

Sinopse:

Enquanto os indígenas do Katu vivenciam mais um dia de suas jornadas, Fernanda enfrenta os mesmos problemas na escola.

Chibo

Documentário, 18 min, RS, 2024, 10 anos

Direção Gabriela Poester e Henrique Lahude

Sinopse:

Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com chibo – travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida.

Raposa

Ficção, 15 min, CE, 2024, 14 anos

Direção Margot Leitão e João Fontenele

Sinopse:

Em uma pequena casa do interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher de jeito peculiar que chama atenção de Lelé, um diarista que trabalha na casa ao lado. A relação entre os dois muda a partir de sons estranhos vindos da casa de Raposa.

Pequenas Insurreições

Ficção, 13 min, PR, 2023, Livre

Direção William de Oliveira

Sinopse:

Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres decide firmar um pacto.

 

Manas

Ficção, 101 min, PE, 2024, 14 anos

Direção Marianna Brennand

Sinopse

Marcielle, jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *