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Moda, arte, música e poesia marcam o retorno da feira de economia criativa ‘Na Calçada’

Sob os raios do pôr do sol, o Estúdio Carlota – Coletivo Afetivo voltou a realizar sua feira de economia criativa Na Calçada de forma presencial na última sexta-feira (3). O evento contou com moda, arte, música, poesia e gastronomia no bairro de Candelária, mostrando mais uma vez que o futuro é coletivo.

Idealizado pela empreendedora multicriativa, Carla Nogueira, o evento foi realizado pela primeira vez em outubro de 2019, e teria sua quinta edição em março do ano passado, no entanto, com o início da pandemia a feira em formato presencial foi cancelada e uma edição virtual foi realizada em dezembro. Na Calçada tem como objetivo promover uma integração do Estúdio Carlota com a comunidade.

“Na Calçada é sobre fazer acontecer, mudar o seu entorno, transformar o mundo, criar oportunidades, agregar pessoas e suas diferenças criando potência, fazer novos amigos, viver o novo.É tudo isso que passa na minha cabeça quando penso em ser coletivo. Empreendedorismo coletivo pra mim é isto, potência!”, comenta Carla  Nogueira. 

“Produzi a feira na calçada sozinha, e se eu parasse pra pensar nos problemas e nas dificuldades, certamente não faria. A feira começou pela necessidade de juntar quem é pequeno como eu e crescer, já que as feiras de rua de Natal viraram verdadeiras explorações para os artistas. A cabeça já anda inquieta pensando em quantas vezes quero estar aqui, amando e mudando as coisas”, completa a empreendedora.


Nesta edição participaram 25 marcas, entre elas: Tapioca Kids, Vó Bel – Artigos de crochê, Drink Arte Atelie, Libre, Doce Arretado, Mística Pratas, Lulu Arteira, Casa Kanu, Sabonatu, Patrícia Romano, Feito IN Casa, Euqueroissostore, Belch Bar, Nery Biju, Trek Beer Cerveja Artesanal, MADAH ” Moda Autoral”, Casa Kanu, Lunæ Boho, Igara de Pano, Casa 301 plantas e decor, Tatá crochet, Studio Lunar, além das marcas do Estúdio Carlota. 

O evento contou ainda com música com Yrahn Barreto e Jamilly Mendonça, Sarau com Insurgências Poéticas e lançamento do livro ‘A pauta é: Humor de Cellina Muniz’. Esta feira aconteceu de forma independente e contou com o apoio da Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte.

Rumo à Fenearte

De 10 a 19 de dezembro de 2021, o Estúdio Carlota migra para Recife para participação na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, para celebrar a vida e obra de João Flávio Cordeiro da Silva, sob o pseudônimo de Miró da Muribeca.

Com 16 livros publicados, Miró vive da poesia há mais de 35 anos, sendo inspiração de uma coleção feita exclusivamente para a Fenearte. Com curadoria de Carla Nogueira, a Tino Decor Afetiva criou quadros com poemas retirados do livro “Miró até agora”. O lucro da venda de todos os quadros poemas de Miró terão renda revertida para o poeta.

Recebi esse convite de Toni Cordeiro da Tino Decor Afetiva para fazer a curadoria dos poemas de Miró. O poeta, considerado um dos principais artistas do Recife,  estava em situação de rua, e passa hoje por tratamento contra o alcoolismo. Então, para colaborar com a recuperação de Miró e celebrar sua arte, criamos esta coleção”, afirma Carla.

Fotos: Ysmael Venttura

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