O grupo potiguar de dança contemporânea Entre Nós Coletivo de Criação acaba de lançar sua videodança “Querendo… um novo olhar”. Com coreografia de Henrique Rodovalho e trilha sonora original de Danilo Guanais, a obra, dançada em trio, evidencia e questiona relações amorosas conflitantes, abusos e empoderamento feminino.
Querendo foi montado para a apresentação no palco há três anos atrás, e agora, o Coletivo experimenta nova linguagem, trazendo uma releitura do trabalho para o audiovisual com direção de imagem feita pelo pesquisador e artista da videodança André Rosa.
O bailarino Thazio Menezes afirma que foi um processo de adaptação e reinvenção dos espaços de atuação para a proposta da videodança. “A relação entre o elenco e os espaços cênicos não habituais deram um novo significado à obra”, disse. Fazem parte do elenco ainda João Alexandre Lima e Thaíse Galvão.
“Foi bem importante todo o processo de Querendo. Ainda numa pandemia, entrar numa obra que aborda assuntos tão relevantes, aflorou mais ainda para mim a reflexão sobre o empoderamento feminino. Ser intérprete dessa obra me fez despertar para o poder de se tornar, de possuir, de ter domínio sobre alguém, entender esses conflitos internos, amorosos, sociais. Mas sobretudo, senti a potência das possibilidades e de externar as minhas próprias emoções enquanto mulher, nossos monstros internos, e nossa relação com o outro, com o mundo, isso tudo de uma forma muito poética, sensível, direta e humanizada. O que para mim fica é a mensagem de confiar em si mesmo e ser livre.”, comenta Thaíse Galvão.
O trabalho pode ser conferido através do canal do Entre Nós Coletivo de Criação no Youtube, e fica disponível até o dia 28 de novembro. “Querendo…um novo olhar” conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto, SEBRAE RN e Rio Center e apoio da Escola de Dança do TAM, Fundação Capitania das Artes e Solar João Galvão. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.
Confira o teaser:
Posts relacionados:
Espetáculo de dança estreia este fim de semana pautando a violência doméstica
Espetáculo Maré do Coletivo CIDA segue em cartaz no Palco Virtual do Itaú Cultural
Coletivo CIDA abre cadastro para escolas assistirem novo espetáculo
Rozeane Oliveira estreia novo solo intitulado 'Senhora das Nuvens de Chumbo'
Inscrições para o Festival Casa Tomada seguem abertas até o dia 17 de fevereiro

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.