Considerada uma importante referência de difusão audiovisual, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste e prepara sua oitava edição que será realizada de 26 a 30 de novembro.
Com realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, a Mostra de Cinema de Gostoso realiza debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual, além de mobilizar os moradores da cidade, que participam ativamente do evento e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país. Toda a programação do evento é gratuita.
Marcando o início dos preparativos para o evento, a organização abriu as inscrições de filmes para a 8ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO. As inscrições devem ser feitas no site do festival até 26 de setembro. Poderão ser inscritos longas e curtas-metragens brasileiros de todos os gêneros (ficção, documentário e animação) desde que tenham sido finalizados a partir de 2020.
A equipe de organização pretende retomar o formato presencial com a 8ª Mostra de Cinema de Gostoso, caso a pandemia da COVID-19 esteja controlada, trazendo assim de volta a experiência única das exibições ao ar livre na Praia do Maceió e outras atividades e vivências do evento, com ampla participação da comunidade local.
Ao longo de cinco dias, o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos filmes de todo o país, entre as mostras Competitiva, Panorama, Infantil e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.
Também será realizada a 3ª edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região Nordeste em fase de desenvolvimento. Uma parceria entre a Mostra de Cinema de Gostoso e o BrLab. Antes do início da Mostra, serão oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.