Início » 10 maneiras de aprender francês de graça na internet

10 maneiras de aprender francês de graça na internet

2015 já começou quente, não é mesmo? É aumento de gasolina para cá, é seca braba para lá, é deputado retrógrado presidindo a Câmara… Parece que só nos restou mesmo esperar o Carnaval para afogar todas as amarguras num copo de cerveja.

Mas aqui no nosso Ap702 nós não somos pessimistas. Se o ano promete ser difícil, que tal investir em você mesmo aprendendo uma outra língua para competir melhor no mercado ou até mesmo abrir novos horizontes? Além disso tenho a impressão que, como diz o ditado, é bem mais difícil ficar deprimido em Paris.

– Ah mas eu não tenho tempo de entrar em um curso, estou muito ocupado com a Paolla Oliveira na minissérie…

O melhor de tudo é que você nem precisa deixar sua vida de lado para começar ainda hoje um curso online de francês (ou de árabe, ou de inglês, ou de espanhol – alguns deles estão aqui nessa mesma lista).

Basta ter um pouquinho de disposição e tirar um tempinho livre do seu dia para aprender mesmo através de um desses cursos GRÁTIS que listamos abaixo. Olha a internet transformando a crise em oportunidade! Não perca o seu tempo, aprenda já outra língua! Só não esqueça de comemorar enviando uma garrafa de champanhe e croissants para nós aqui, ok? 😉

1. Busuu

Uma verdadeira enciclopédia interativa. Você começa do simples “Oi” até onde sua vontade lhe permitir, afinal qualquer idioma só se aprende quando se pratica. A versão free tem textos, imagens, vídeos, exercícios, bastante completo e ideal para iniciar sua incursão no francês.

www.busuu.com

2. Universidade do Texas

A Universidade do Texas disponibilizou esse curso de francês com 13 capítulos, acompanhado de apostila de download grátis. Só não aprende se não quiser. Põe essa apostila logo no seu celular e aprenda francês em qualquer lugar!

http://laits.utexas.edu/fi/

 3. BBC

A BBC fez um curso online gratuito com 24 unidades (!!!) e o disponibilizou. Resultado: muito bem recebido e recomendado. Parte ruim: Exige um certo conhecimento inicial ou então muita paciência para entender as lições.

http://www.bbc.co.uk/languages/french/mafrance/

 4. Universidade Carnegie Melon

A Universidade disponibilizou dois cursos básicos de francês bem interativos e utilizando ferramentas modernas para aprendizado online. (Também tem curso de inglês, de economia, de árabe… eita plataforma boa!)

http://oli.cmu.edu/learn-with-oli/see-our-free-open-courses/

 5. French Tutorial

Na mesma linha está esse French Tutorial. Gratuito, arrumadinho, perfeito para iniciantes:

http://www.frenchtutorial.com/en/learn-french/

 6. Français Facile

Mas para iniciantes mesmo, recomendamos esse abaixo, o Français Facile. Nele você começa fazendo um teste de nivelamento e depois vai partindo para as lições básicas. É atualizado praticamente todo dia. Não se assuste com o tema em inglês, ele foi feito para ser global mesmo.

http://www.francaisfacile.com/

 7. TV5 Monde

Já a TV5, aquela que passa na TV por assinatura, também disponibiliza aulas completas, gratuitas e com vídeos muito bem feitos e compreensivos. Só não aprende quem não quer:

http://apprendre.tv5monde.com/

 8. Francolab

A TV5 Canada colocou um material mais interativo, com canções canadenses, quiz e outras coisinhas para você se divertir enquanto aprende:

http://francolab.ca/fiches

 9. Bonjour de France

Esse aqui é para quem quer começar já vendo gramática. Importante para quem tem algum exame de proficiência em vista:

http://www.bonjourdefrance.com.br/aprenda-frances-online/gramatica-francesa/seleccionar-nivel

 10. Francês com Quentin

Feito por um francês que, recentemente, dedicou esforços para aprender português, no Francês com Quentin você tem acesso a ebooks e vídeos exclusivos que vão te dar uma boa noção da língua. Vale a pena conferir

Aprender francês online com um nativo !


Update: Post atualizado em maio de 2017.

2 thoughts on “10 maneiras de aprender francês de graça na internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *