Início » Será que a série que você assiste é machista? Saiba 3 que não são e compare

Será que a série que você assiste é machista? Saiba 3 que não são e compare

Ano passado assisti a uma palestra do TED que mudou a maneira que analiso meus filmes e séries, mais especificamente na parte da participação dos personagens femininos nestas produções que tanto amo.

Agora eles têm que passar pelo “Teste de Bechdel”.

A sua criadora foi a Alison Bechdel, uma artista e cartunista de histórias em quadrinhos que, por volta dos anos 80, gravou uma conversa com uma amiga sobre como elas avaliavam os filmes que assistiam.
Para fazer o teste, você precisa responder as seguintes três perguntas:

01. Existe mais de um personagem feminino no filme que tem falas?

02. Se sim, essas mulheres contracenam entre si e engatam um diálogo em alguma parte do filme?

03. E o tema dessa conversa é algo diferente do que sobre um homem? (O homem que as duas estão afim, o mocinho, a espera do rapaz da minha vida ou similares)

Parece simples e até besta imaginar que algum filme “reprovaria” em perguntas tão corriqueiras, afinal, que realidade paralela é essa que as mulheres só conversam sobre homens e não tem vida própria e outros interesses?

Mas, acredite, não é tão surreal.

Numa análise rápida vi uns três filmes que amo e reprovaram no teste como: “The Social Network”, “Quem Quer ser um milionário” e “Meia Noite em Paris”.

Não quero dizer que esse teste determine se o filme/série é bom ou ruim, mas mostra como a representatividade feminina está sendo demonstrada nas produções cinematográficas e como nossa realidade e imagem são influenciadas pela mídia, mesmo no modo imperceptível.

Como quando Bechdel criou esse teste não vivíamos o boom das séries presentes hoje, resolvi mostrar para vocês três séries que amo e passam com louvor no teste da artista.

01. Bomb Girls

Bomb Girls é uma série canadense que foca na vida de quatro mulheres bastante distintas que, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalham em uma fábrica de armamentos pesados. Acompanhando essas quatro fortes personagens, vemos uma mudança no cenário com a saída dos homens para a Guerra. As mulheres lutam, trabalham e carregam as famílias nas costas.

As conversas não giram em torno apenas de relacionamentos amorosos e homens, e sim sobre a situação perigosa que vivem, o seu trabalho, além de questões pessoais de auto aceitação. Elas se divertem, bebem, dançam e, adivinhem, fazem coisas por si sós!

OBS: Aviso aos navegantes: a série só tem duas temporadas, depois disso foi cancelada e produziram um filme para encerrar a série. Acredito que em breve será disponibilizado para baixar.

02. Masters of Sex

Masters of Sex  é baseada no livro homônimo e usa fatos reais como base. Ela conta a história de uma pesquisa feita pelo Dr. Willian Masters e Virginia Johnson acerca do comportamento sexual humano. O estudo foi feito entre as décadas de 1950 e 1970 e utilizava cobaias humanas em suas análises.

Apesar do Dr. Willian iniciar a pesquisa, quem se destaca mesmo é sua secretária, muito bem resolvida, que o ajuda a engatar o projeto. Além de ser independente e cuidar dos seus filhos, a personagem de Virginia não tem temor de tratar sua vida sexual com naturalidade e aceita participar da pesquisa não só como pesquisadora, mas também como “cobaia” do objeto de estudo.

03. Orphan Black

Orphan Black conta a história de Sarah Manning, que vê sua vida virar de ponta cabeça depois de presenciar uma mulher exatamente igual a ela cometer suicídio. A partir daí, ela decide assumir outra personalidade. Depois de virar outra pessoa, Sarah descobre que é na verdade um clone e que existem outras mulheres iguais a ela.

O foco da trama começa a girar em torno das quatro clones principais, mulheres de iniciativa e de personalidades fortes. Elas não esperam acontecer, fazem, agem e agitam a trama. A série ainda mostra o poder da atriz Tatiana Maslany (sou fã, sim!), ela interpreta mais de 10 personagens durante os episódios e faz você acreditar que realmente tem clones por conseguir fazer personas tão distintas.

Bem, essas são só minhas dicas. Vocês tem alguma série/filme que passa no teste e ainda é uma produção de cair o queixo?

OBS: Muitos links das séries tem como fonte o filmow, se você não reconhece essa rede social de filmes/series, veja aqui o texto que fiz sobre ela.

3 thoughts on “Será que a série que você assiste é machista? Saiba 3 que não são e compare”

  1. Olá Alana Cascudo, gostei da análise. Me lembrei dessa série "The Bletchley Circle", "O Círculo de Bletchley segue a jornada de quatro mulheres comuns com habilidades extraordinárias que ajudaram a acabar com a Segunda Guerra Mundial. Situada em 1952, Susan, Millie, Lucy e Jean voltaram para suas vidas normais, modestamente deixando para trás o desempenho crucial na inteligência, o que ajudou os Aliados na vitória e encurtou a guerra."
    Assisti no SeriesVideoBB. com.

  2. Oi Rosa. Já tinha ouvido falar nessa série, mas confesso que nunca parei para assistir e não sabia do que se tratava, mas agora, com certeza ja entrou na minha listinha de séries para ver (: E realmente sempre bom saber que estamos sendo retratadas com mulheres que fazem coisas e tem uma vida em produções bem feitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *