Depois de lançar uma série de singles que vem chamando a atenção do público e mídia, Persie estreia seu primeiro álbum: “Odaléa”. O disco começou a ser produzido no fim de 2019, por Persie, Dreg Araújo , Carlos Tupy e Dio Costa. Conta com participação também de produção musical de Pedro Regada e IBRAIN Project, e “feats” com Dieguito Reis (Vivendo do ócio), Luísa Nascim (Luísa e os Alquimistas), e Tatá Aeroplano.
Para quem não conhece, a Persie é uma artista multiplataforma baiana que atualmente reside aqui em Natal. Ela estudou artes plásticas na UFBA e cursos livres de cinema e vídeo na Universidade de Palermo, em Buenos Aires/AR . Atua como diretora de arte e diretora no audiovisual, além de ser ilustradora de livros e capas de disco. É musicista autodidata, atua como cantora , compositora e produtora musical em seus projetos.
Conversamos com ela sobre parceria musicais, memórias afetivas e novidades. Confira:
702: Você é uma artista baiana residente aqui em Natal, conta pro público que não conhece seu trabalho quem é Persie e o que te motivou a mudar pras terras potiguares?
Persie: Eu sou uma multiartista baiana, morei em São Paulo por 10 anos, onde formei a banda Groupies do Papa e também meu projeto solo: Persie. Em SP Persie estreitei laços com músicos e artistas natalenses, como Luísa Nascim e Pedras da banda Luísa e os Alquimistas, produzi com eles a música “lanchonete Cupido”, com Pedras, e o feat com Luísa Nascim :“Baixo Oceano”, essas parcerias foram se estreitando e as produções em pandemia ficou mais fácil residindo por aqui. além de tudo essas terras me inspiram muito!
702: Esse seu álbum Odaléa resgata muitas de suas memórias afetivas, conta pra gente como foi esse processo de concepção do álbum.
Persie: O álbum fala de minhas memórias afetivas no sertão baiano, a passagem pelo litoral até a grande cidade de São Paulo. É uma saga da mulher nordestina retirante moderna, e traz essa mensagem da grandeza da força feminina. O disco traz nas faixas os temas de um conto em quadrinhos que será lançado neste próximo mês e tem ilustrações minha.. O conto gira em torno da “Mulher Gigante “, que oprimida pelo seu tamanho foge passando pelo litoral até a grande cidade , o disco recebe influências das culturas dessas geografias em suas referências musicais em arranjos e letras.
702: Esse trabalho tem produção musical de Pedro Regada e IBRAIN Project, e ainda traz “feats” com Dieguito Reis (Vivendo do Ócio), Luísa Nascim (Luísa e os Alquimistas) e Tatá Aeroplano. Conta pra gente como surgiram essas parcerias e como foi pra você ter essas colaborações.
Persie: Essas participações além de serem profissionais que admiro muito, também são amigos pessoais, fica bem mais fácil trabalhar com amigos. Pedro Regada já conhecia de São Paulo e sempre paqueramos a ideia de fazer algo juntos, IBRAIN veio junto com meu amigo e conterrâneo Dieguito Reis (baterista da Vivendo do Ócio) e produzimos “Saudade da Bahia”, eu escrevi a letra e achei a cara dele mandei a música e ele compeltou com o flow ; Luísa Nascim também é uma amiga pessoal que admiro muito o trabalho dividimos os vocais na música “Baixo Oceano” que gravamos aqui mesmo em Natal no estúdio “Tapete de Pavão” e por fim o Tatá Aeroplano que sempre admirei desde a época da banda “cérebro eletrônico” e também o “Frito Sample” e que por fim topou cantar comigo a música “viagem astral no litoral”.
702: Além do lançamento deste disco, você também lançou recentemente o clipe da música “Chácara Primavera” produzido em Salvador pela cineasta Thais Demelo. Fala pra gente um pouco sobre esse clipe.
Persie: O videoclipe “Chácara Primavera” é a obra que lança o disco: Odaléa , dirigido pela cineasta baiana Thais Demelo , o clipe traz um clima sombrio e lúdico extraído da própria natureza, que pode ser bela ou cinza, como canta a música .O videoclipe é inspirado na art nouveau e fotografias de Irian Ionesco. Quem assina a fotografia é Pedro Carballal e arte de Jade Alvez.
702: O que o público pode esperar de novidade nos próximos meses?
Persie: Nos próximos meses vai ter HQ ( história em quadrinhos) com ilustrações minhas , se chama A mulher Gigante, estará disponível online para todos, é pra você acompanhar com o disco como trilha, vai ter videoclipe da faixa Baixo Oceano , com Luísa Nascim (Luísa e os Alquimistas), e mais novidades por aí .
Confira o clipe aqui:
Ficha Técnica – Disco Odaléa:
Composição, voz e produção musical geral: Persie
Guitarras e produção musical: Carlos Tupy
Bateria, e produção musical: Dio Costa
Baixo e produção musical: Dreg Araújo
Convidados: Pedro Regada, IBRAIM project, Luisa Nascim, Dieguito e Tatá Aeroplano.
Captação de voz : Onomato – RS
Mix : Chris Kuntz
Master: Casinha Lab (Iago Guimarães)
Estúdios de gravação: Fiaca
Estudio: Vip Dudu Borges -Análoga (*música “Antenas)
Ficha Técnica Videoclipe “Chácara Primavera”:
Direção : Thais Demelo
Ass. de Direção Izzie Fairchild
Direção de Fotografia: Pedro Carballal
Direção de Arte e beleza: Jade Alvez
Produção e conceito : Persie
NQTC STUDIO
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.