Após sucesso internacional, espetáculo será apresentado nos dias 2 e 3 de maio no Teatro Alberto Maranhão. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.
Em circulação pelas cinco regiões do país, por meio de incentivo da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras e realização do Ministério da Cultura, a montagem tem sido considerada um dos grandes sucessos do teatro brasileiro contemporâneo, sendo aclamada pelo público e pela crítica no Brasil e no exterior.
“Estreamos em março de 2017 e seguimos firmes nestes oito anos, principalmente graças ao público, sempre com temporadas lotadas no Brasil e fora dele. Isso mostra que ‘TOM NA FAZENDA’ é um espetáculo necessário, tanto pela temática quanto pela qualidade artística, e que ainda precisa ser visto por muito mais pessoas”, afirma Babaioff.
A peça acaba de retornar de uma temporada bem-sucedida no Festival de Edimburgo, na Escócia, considerado o maior festival de teatro do mundo. Foram 23 apresentações para um público superior a 7 mil espectadores, com destaque na imprensa britânica. No jornal The Guardian, o crítico Mark Fisher definiu o espetáculo como um “impressionante estudo sobre a homofobia”, classificando-o como “tão cruel quanto hipnotizante”.
Além das apresentações em Edimburgo, o espetáculo alcançou um feito histórico ao bater o recorde de público e bilheteria do Théâtre Paris-Villette, em Paris. Foi a primeira vez que uma produção latino-americana ocupou o palco do teatro. A montagem também já circulou internacionalmente, com apresentações em países como Canadá, França, Reino Unido, Suíça e Bélgica.
TOM NA FAZENDA é baseada na obra “Tom à la Farme”, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard. O autor sintetiza a essência da peça ao afirmar que “homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar”, frase que resume os conflitos vividos pelo protagonista e por muitos jovens em diferentes contextos.
Na trama, o publicitário Tom vai à fazenda da família de seu companheiro para o funeral. Ao chegar, descobre que a sogra, Agatha, desconhecia sua existência e não sabia da orientação sexual do filho. A situação se complica com a expectativa da chegada de uma suposta namorada do falecido, na verdade uma farsa criada para sustentar uma narrativa heteronormativa. Nesse ambiente rural e austero, Tom se vê envolvido em uma rede de mentiras conduzida por Francis, o irmão do morto, estabelecendo relações marcadas por tensão e dependência.
A encenação aposta em poucos elementos cênicos. O palco é revestido por uma lona rústica coberta de lama e água, remetendo ao ambiente rural e criando instabilidade física para os atores. Esse recurso reforça as tensões dramáticas e exige atenção constante dos intérpretes, refletindo os conflitos emocionais das personagens.
Para o diretor Rodrigo Portella, a obra revela como conflitos profundos podem surgir dentro do próprio núcleo familiar. “Bouchard construiu uma dramaturgia de estrutura impecável, explorando as contradições humanas e trazendo questões sensíveis para o espaço mais íntimo que conhecemos: a família”, afirma.
Interessados em assistir esse sucesso, podem adquirir os ingressos através do link: https://bileto.sympla.com.br/event/117605?share_id=1-copiarlink A classificação indicativa é 18 anos.
*FICHA TÉCNICA*
Texto: Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Bruno Perlatto
Direção Musical: Marcello H.
Coreografia e Movimento: Toni Rodrigues Luz: Tiago D’Avila
Redes Sociais: Victor Novaes
Contrarregra: Thiago Katona
Produção Executiva: Dalila Tardelli e Priscilla Kern
Coordenação de Comunicação / Produção Internacional: Marcelo Veloso
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela – Galharufa Produções Administrativo / Financeiro: Letícia Napole e Marina Paiva – Vianapole Arte e Comunicação Idealização: Armando Babaioff
Coordenação Nacional de Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
*Serviço*
*TOM NA FAZENDA*
ESTREIA: 02 de Maio de 2026
LOCAL: Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN
HORÁRIOS: Sábado e Domingo às 19h
INGRESSOS: Sympla
HORÁRIO FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA: Vendas antecipadas somente online. Vendas na bilheteria somente duas horas antes do espetáculo.
VENDAS ONLINE: https://bileto.sympla.com.br/event/117605?share_id=1-copiarlink CAPACIDADE: 600
DURAÇÃO: 120 min
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos
TEMPORADA: 02 a 03 de Maio de 2026
Posts relacionados:
Conheça a minissérie de dança Plano de Abandono, que estreia online nesta semana
Entre Nós Coletivo de Criação estreia videodança “Querendo... um novo olhar”
Encontro Internacional de Dança acontece neste domingo em formato online
Bailarina potiguar, Rozeane Oliveira, volta a cena com espetáculo (EU)Fêmea
6º FESTIN - Festival de Teatro Infantil de Natal acontece até o dia 15 de outubro

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.

