Com a chegada do verão, é natural pensar em protetor solar e hidratação. No entanto, preparar a pele e os cabelos com antecedência — duas áreas diretamente impactadas pelo sol, calor, umidade e água do mar — é fundamental para garantir saúde e beleza ao longo da estação.
Segundo a dermatologista Dra. Ingrid Tavares, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa preparação permite “fortalecer a barreira cutânea, equilibrar a oleosidade, evitar ressecamento e perda dos fios, que podem ocorrer nessa época do ano”.
Entre as medidas recomendadas estão o uso de antioxidantes, como a vitamina C, que combate os radicais livres gerados pela radiação solar, além de hidratação reforçada e fotoprotetores de amplo espectro.
No cuidado com os cabelos, a especialista orienta iniciar desde já tratamentos fortalecedores e reposição de nutrientes quando indicados, evitando procedimentos químicos agressivos próximos ao verão. “O couro cabeludo também sofre com o calor e tende a ficar mais oleoso, o que pode favorecer a dermatite seborreica e o enfraquecimento dos fios. Manter o equilíbrio dessa região é essencial”, reforça a médica.
Outro ponto frequentemente esquecido é a proteção física do couro cabeludo. O uso de chapéus, bonés e produtos específicos para essa área evita queimaduras solares e inflamações que, muitas vezes, passam despercebidas.
Para quem busca resultados ainda mais duradouros, protocolos com bioestimuladores de colágeno e tecnologias regeneradoras, como lasers, podem melhorar a textura da pele, reduzir manchas, uniformizar o tom e devolver o viço natural.
Segundo a Dra. Ingrid, “o segredo está na constância: não é sobre fazer tudo de uma vez, mas criar uma rotina contínua que prepare e proteja a pele e os cabelos, garantindo que estejam saudáveis, bonitos e resistentes para aproveitar o verão com leveza e bem-estar”.
Para saber mais, acesse o Instagram: @draingridrtavares
*Sobre a especialista*
Dra. Ingrid Tavares é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com atuação em Dermatologia Estética e Tricologia. Possui pós-graduação em Cosmiatria e Tricologia pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay (IDPRDA/RJ) e é membro ativo da International Trichoscopy Society.
Realizou residência médica no Centro de Dermatologia Dona Libânia, onde recebeu o prêmio “Residente que fez a diferença”. Atualmente, atende no Instituto Regina Jales, unindo ciência, tecnologia e atenção humana para resultados naturais.
Posts relacionados:
Buscas por imóveis em Natal, ganha fôlego na temporada
Dire Straits Legacy volta ao Brasil com a "For You South America Tour 2024" e chega a Natal para úni...
Festival de Solos Teatrais do RN - FEST RN começa sexta-feira (13) com 10 dias de programação gratui...
Conheça TMF, o DJ potiguar que subiu ao palco com Alok
Artista visual e joalheira potiguar Stéphanie Moreira lança exposição ‘Joias de Orixá’

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.

