Construído entre 1898 e 1904, o Teatro Alberto Maranhão celebra nesta segunda-feira (24) seus 121 anos de história. Para marcar a data, os grupos Clowns de Shakespeare, de Natal, e Teatro de Los Andes, da Bolívia, apresentam gratuitamente o espetáculo FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O. A sessão acontece às 20h e conta com tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público.
Com 30 anos de história, a apresentação faz parte do projeto intitulado “Estreitando FRONTE[I]RAS”, que fortalece os laços culturais entre Brasil e Bolívia e amplia as possibilidades de intercâmbio e reflexão no contexto latino-americano através de uma residência artística e outras atividades. Além disso, o projeto oferece uma oportunidade única de acolhimento aos refugiados latino-americanos em Natal, destacando a importância da colaboração e solidariedade entre os povos.
Fruto de uma parceria inédita entre a companhia potiguar Clowns de Shakespeare e o grupo boliviano Teatro de Los Andes, o espetáculo narra a história de um vilarejo fictício cujos habitantes se veem diante da ameaça iminente de uma fronteira que os divide. Entre resistência e memória, a obra transita pelo realismo fantástico para explorar questões identitárias, territoriais e políticas, conduzindo o público a uma profunda reflexão sobre pertencimento e separação.
Com uma abordagem cênica inovadora, a encenação rompe os limites convencionais do palco ao iniciar na área externa do teatro, envolvendo o público desde o primeiro momento e desafiando-o a questionar as fronteiras da própria representação. O convite à participação ativa dos espectadores amplia a imersão na narrativa e reforça o impacto simbólico da obra.
Para aqueles que não garantiram ingressos online, ainda haverá uma nova oportunidade: um lote extra com 100 entradas será disponibilizado na bilheteira do teatro uma hora antes da apresentação.
A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ESTREITANDO FRONTE[I]RAS é um projeto contemplado pela Seleção Pública nº 09/2024 do Programa Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024 – Bolsa para Formação e Intercâmbio, da Prefeitura de Natal.
As apresentações de FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O têm o apoio da RRC Advocacia, Hospeed Internet e Ativa Sistemas Eletrônicos, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto e Teatro Alberto Maranhão.
Posts relacionados:
Veja a programação completa do MADA 2024
Musical celebra a cidade do Natal com apresentações gratuitas
Banda Camomila Chá realiza vivência de yoga, música e meditação
4 motivos para não perder o Festival MPB 84 na Arena das Dunas
Esbórnia Tour 25 anuncia edição especial em Pipa e inicia vendas de ingressos

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.