Para alguns agosto é mês do desgosto, mas para quem quer curtir uma boa programação cultural e quer gastar pouco Natal e região está recheada de boas opções. Saca só essa seleção!
1 – Apartamento702 Acústico
Isso mesmo, nós estamos preparando nosso primeiro evento 🙂 Vai ser no dia 31 de agosto no Mahalila Café e Livros. É um domingo e a gente vai contar com uma discussão sobre jazz com o professor e escritor Pablo Capistrano e, logo depois, um show acústico do Diego Brasil, com muito Jorge Ben e música brasileira boa. Vem com a gente tomar essa cerveja, comer um crepe e participar desse evento. Ele vai custar só R$ 5.
2 – Fest Bossa & Jazz
Com atrações nacionais e internacionais confirmadas, o Fest Bossa & Jazz chega a sua 5ª edição em 2014. O festival será aberto em Natal no dia 20 de agosto com show aberto da Sesi Big Band acompanhando Ed Motta e Candeeiro Jazz. Em seguida, o destino é a Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, onde acontecem apresentações entre os dias 21 e 24 de agosto. Além dos shows musicais, o Fest Bossa & Jazz terá workshops, oficinas sócio ambientais, palestras e feira de artesanato. Atrações como o norte-americano Eric Gales, que encerrará a “Tour Brazil 2014” com muito blues nos palcos da Pipa. Evento gratuito.
Para acessar a programação completa: http://festbossajazz.com.br/
Bônus – Café com Arte
Para quem vai ficar em Natal durante o Fest Bossa Jazz, a nossa dica é o “Café com Arte”, evento que vai rolar no Montana Café, no CCAB Sul, neste sábado (23). Ele vai reunir novos artistas da cidade para uma grande mostra, realizada a partir das 16h. E o melhor: de graça. Mais informações no evento do Facebook.
3 – Exposição Segunda Guerra
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte oferece até o dia 31 de agosto a oportunidade de revisitar o passado e vê-lo com outra perspectiva por meio da exposição “E Natal Ganhou a Guerra”. A mostra montada pela Fundação José Augusto (FJA), a partir do acervo pessoal do empresário Augusto Maranhão, reúne 40 imagens de situações cotidianas em Natal e Parnamirim, na época da Segunda Guerra Mundial. Com curadoria de Fred Nicolau, a mostra fica aberta ao público das 8h às 17h30, no Centro de Educação do Parque, localizado na Avenida Omar O’Grady (prolongamento da Prudente de Morais), de domingo a domingo. Entrada gratuita.
4 – Galeria de Arte IFRN
A Galeria de Arte do Campus Cidade Alta do IFRN recebe a exposição dupla com obras de Tiago Vicente e Marcos Dimelo. A visitação acontece até 28 de agosto. As 14 telas inéditas de Vicente, produzidas entre 2012 e 2013 com giz de cera sobre papel, retratam temáticas que vão desde o regionalismo até a oposição entre sagrado e profano. Já Marcos Dimelo se declara adepto da técnica do Reciclacionismo, que consiste em realizar contornos na pintura com fios telefônicos e de computação. A Galeria de Arte está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, no primeiro piso do Campus Cidade Alta do IFRN, na Avenida Rio Branco. Entrada gratuita.
5 – Pinacoteca
A Pinacoteca Potiguar segue fervilhando e diversas exposições serão abertas na próxima semana. Entre elas a exposição Dfinitivamente Peny! Trinta Anos de Arte, de Jayr Peny; que abre dia 13 de agosto, a exposição Fronterias e Estados de Sítio de Sofia Bauchwitz, e a exposição Inversus de Fernando Pereira, com abertura simultânea no dia 14 de agosto. Enquanto isso permanece para visitação a exposição Da Arte Fantástica ao Surrealismo de H.R. Giger, Bruno Weber e Graciela Boulanger e a exposição Zé de China, Mestre da Arte Popular e Movimento. A Pinacoteca é o museu que abriga a maior parte do acervo de Artes Visuais do Estado do RN. As visitações ocorrem de terça a sexta-feira, das 08h às 18h, aos sábados, de 09h às 17h e aos domingos das 09h às 16h. A Pinacoteca fica no Palácio Potengi localizada na Praça Sete de Setembro. Entrada gratuita.
6 – Estudante Social
O Rastafeeling é atração principal da festa “Estudante Social”, que acontece neste sábado, na Rua Chile, Ribeira. A noite contará ainda com show de Raízes de Concreto e Time de Patrão. Os ingressos custam R$ 10 até a meia noite. Estudantes maiores de 18 anos não pagam, mas precisam ter nome na lista e levar 1kg de feijão, que será doado para uma instituição de caridade. Enviar nome completo e RG para o e-mail estudantesocial@hotmail.com .
7 – Tributo a Raul Seixas
Neste ano o tributo ao maluco beleza acontece no dia 16 de agosto na Estação Cultural da cidade de Ceará-Mirim. O evento começa às 15h e tem a participação das bandas Alma de Borracha, Moby Dick, Erican Lima e Banda, Help4Five e Madame Frigidaire. A entrada antecipada custa 15 reais e a festa para muitos começa no trem que sai de Natal até a cidade.
8 – Anjos Moribundos
A Cia. Cênica Ventura estreia neste sábado, às 19h, na Praça da Paz de Deus, em Parnamirim, sua nova jornada com um espetáculo cheio de reflexões sobre dois pontos comuns a todos: a vida e a morte. Esta montagem concebida e dirigida pela companhia em parceria com Damiano Massaccessi (Itália), Andrezza Alves (PE), Adelvane Néia (SP) e encenado pelos atores Lindemberg Farias, Alberto Villar e PC Salles, busca novas linguagens através da poética do universo do palhaço, a prática circense nas acrobacias, os jogos de improvisos a partir de memórias e referenciais coletivos e pessoais e a música na cena. Evento gratuito.
9 – Jacy
O espetáculo ‘Jacy‘ volta aos palcos neste fim de semana, nos dias 8, 9 e 10 no Teatro de Cultura Popular, às 20h. Na peça, os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly dividem as cenas com o vídeo-maker Pedro Fiúza apresentando o resultado de uma pesquisa que durou três anos – desde o encontro de uma frasqueira contendo fragmentos de vida de Jacy, até a primeira apresentação que aconteceu em agosto do ano passado. A peça, além de abordar o abandono sócio-familiar sofrido pelos idosos, acompanha a história de Jacy junto à da cidade do Natal, traçando um paralelo entre as etapas da vida da personagem e as mudanças histórico-sociais as quais o Brasil passou nesse período. A entrada custa 30 reais inteira e 15 estudante e é preciso reservar o ingresso.
10 – Encontro Nacional de Dança Contemporânea
A sexta edição do festival já começou pelo interior do RN, mas a programação em Natal acontece entre os dias 8 e 17 deste mês com diversos espetáculos gratuitos realizados em praças, ruas das cidades, escolas, espaços cênicos e culturais. Na programação atrações nacionais e expoentes da dança, como a Quasar Cia. De Dança (GO), Rosa Antuña (MG), Camaleão Grupo de Dança (MG), Ivaldo Mendonça (PE), Mimulus Cia. De Dança (MG), Viladança (BA), Lamira (TO), Meia Ponta Cia. De Dança (MG), Paulo Azevedo (RJ), além de companhias locais e, as bailarinas potiguares Erika Rosendo e Ana Elisa, em carreira independente fora do estado, convidadas para apresentação novamente em solo norte-rio-grandense.
Para acessar a programação completa: http://www.encontrodedanca.com/
11 – Festival Literário da Pipa – FLIPIPA
Entre os dias 7, 8 e 9 acontece o Festival Literário da Pipa (Flipipa), com uma programação recheada de mesas e discussões o evento contará com as participações Jorge Mautner, José Carlos Capinan, José Miguel Wisnik, Rodrigo Lacerda, Mário Magalhães e Gereba Santos com abordagens vão transitar entre o romance e a memória, passando pelas biografias e ícones como Carlos Lacerda e Leminski. Apresentações culturais completam a programação. Evento gratuito.
Para acessar a programação completa: http://www.flipipa.org/
12 – Bazar de editoras e selos independentes de Natal
Neste sábado, dia 9, algumas pequenas editoras promovem em Ponta Negra o “1º Bazar de editoras e selos independentes de Natal” a partir das 16h sem hora para terminar. O evento contará ainda com o lançamento do poeta Pedro Tostes, carioca radicado em São Paulo que lançou pela Editora Patuá e vem viajando em turnê de lançamentos pelo Nordeste do seu livro “Jardim Minado”. O local do evento é o “Espaço Duas”, escola de fotografia e estúdio das fotógrafas Elisa Elsie e Mariana do Vale. O Espaço Duas vai receber neste primeiro bazar, a Editora Jovens Escribas, o selo musical Dosol, a Editora Tribo, a grife Vista V, a editora Caravela Cultural, o grupo Iapois Poesia, além de vários poetas que lançaram livros recentemente como Léo Ventura e Lívio Oliveira. Todas as editoras e selos venderão seus produtos por preços promocionais de ocasião e os comes e bebes ficarão a cargo da equipe Blackitchen. Haverá ainda a exposição de fotografia “Esboços” de Ney Douglas, Bruno Lacerda e Vitor Schmaltz. Evento gratuito.
13 – Ciclo de Cinema Musical
Acontece até sexta, dia 08 de agosto, das 18h às 21h30, no auditório do Campus Cidade Alta do IFRN, o 2º Ciclo de Cinema Musical. Com entrada gratuita o evento visa estimular a participação dos profissionais ligados aos setores artísticos envolvidos, além de abrir oportunidade para discussões pertinentes aos estágios de produção desses meios, bem como oportunizar ao público presente momentos de descontração e lazer. No sábado, 09/08, o programa se desloca para o Ateliê bar & petiscaria, onde encerra com a exibição de curtas locais e uma mesa de debate capitaneada por Érica Lima e Ruy Rocha, seguida de uma festa com música. Evento gratuito.
14 – Inauguração Surto Cultural
Nos dias 15 e 16 de agosto rola a Inauguração do mais novo espaço cultural da cidade o Surto Cultural, localizado em uma tradicional casa do conjunto Ponta Negra. Na programação, que acontece das 18h às 22h, exposições, exibição de curtas, encenações, dança e shows com Ananda Krishna e Luiz Gadelha. Dentro do espaço existe uma galeria, uma empresa de comunicação virtual e assessoria de imprensa NaBubuia Comunicação, o sebo de vinil Disco Mania o escritório de arquitetura Gemini e o ateliê da artista visual Clarissa Torres. Entrada 5 reais.
Bônus Track
Já falamos aqui no Apartamento702, mas não custa nada repetir: o Memorial Câmara Cascudo está com uma exposição muito bacana sobre a história de Natal e que tem como guia ninguém menos que o folclorista Câmara Cascudo. É um outro excelente programa que recomendamos e o melhor: gratuito. A exposição fica aberta de segunda à sábado das 8h às 17h, na sede do próprio Instituto, na Cidade Alta.
Foto: Brunno Martins
Adorei a lista. Só senti falta de algumas informações de serviço, principalmente dos locais novos, como o Surto Cultural e o Espaço Duas. Endereço, horário de funcionamento, telefone, redes sociais ou sites… Me interessei em ir em alguns desses eventos, mas não irei porque não sei onde ficam. =/
Carol Reis Tem razão! Quando li, não saquei que eram links. Vou conferir. Obrigado!