Um casal de artistas compartilha com o público a intimidade do seu relacionamento misturando linguagens artísticas, assim é Chá de Bebê, uma composição performática que estreia online nos dias 13 e 14 de março via Zoom às 20h com acesso gratuito.
CHÁ DE BEBÊ nasce do desejo do casal Vinicius Dantas e Vicente Martos de criar uma zona de intimidade para partilhar com os espectadores seus esforços, prazeres e delírios conjugais. O projeto work in progress é também um encontro com a música eletrônica e conta com a contribuição de Bruno de Oliveira (RN), EX PUNK ME (SP), Hanging Freud (SP/Escócia), Raiany Sinara (MS) e Tinoc (RN). Há também participação especial da atriz Luciana Ramin (SP).
“O projeto foi pensado para o vídeo para ser muito mais do que a transmissão de algo presencial. Serão oito células performáticas que formam um álbum visual que desdobra-se do espetáculo homônimo. Chá de Bebê é um mergulho autobiográfico em representações de casais na história da arte, um convite para tensionar modelos de família e sexualidade, reunindo música eletrônica, vídeos e dois corpos pulsando imagens absurdas sobre o amor”, declara o duo Vicente+Vinicius.
“O CHÁ DE BEBÊ é um disparador potente para refletirmos sobre a normatividade compulsória atribuída às esferas tão íntimas da experiência humana; a performação do amor e das relações de cooperação mútua em formatos que afastam o sujeito da autonomia sobre suas experiências e desejos. Assim, a relevância desse projeto é também por instaurar uma semente de complexidade nesses modelos enrijecidos. O trabalho é resultado de uma pesquisa de criação work in progress que lança pontes entre profissionais e linguagens da cena, do vídeo e da música, constituindo uma via de influência mútua, cooperação e fortalecimento de uma rede de artistas. Na atual versão o projeto toma proveito das plataformas online para compartilhar da criação de zonas de intimidade e projetar o trabalho natalense para além deste território físico”, completam.
Além da exibição das 8 células performáticas, a transmissão de estreia do CHÁ DE BEBÊ será seguida ainda de bate-papo sobre o processo de criação. O projeto também prevê o lançamento de um site onde é possível conhecer um pouco mais do trabalho da dupla, além do podcast Virilha Aberta que vai discutir erotismo e contará com participação do artista Franco Fonseca e de convidados, o primeiro bate-papo acontece inclusive hoje às 20h no perfil do instagram @francofonseca_. Programação e retirada dos ingressos através do site: https://www.retratosdefamilia.net/. O público pode fazer colaboração consciente para a Casa Brasil, uma casa de acolhimento para pessoas trans em situação de vulnerabilidade social.
Chá de Bebê é uma ação executada com recursos da Lei Aldir Blanc – Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Apoio: Disconexa e Pai Herói. Classificação indicativa 18+.
Sobre os artistas
No cruzamento das artes do corpo e do design, Vicente + Vinicius (GuaruIhos e NataI) realizam uma produção híbrida em linguagem. O trabalho tem circulado por mostras de artes visuais e cênicas, dentre eIas: À Nordeste (Sesc 24 de Maio, São PauIo), Corpos Possíveis (BóIide 1054, Natal), SaIon des Refusés (Casa da Luz, São PauIo) e Reperformar o Afeto (LabPerformance – UFRN, NataI/RN), Circuito Grude 2018 (BrasiI), Cinequeer (Casa da Ribeira, NataI), AFRONTE Mostra de Cinema LGBTQI+ (NataI). Em 2019, também apresentaram no espaço Gira Dança (Natal) a performance Isto Não é uma Festa, e no Sesc da Av. PauIista (São Paulo), a performance/espetáculo Chá de Bebê e Retratos de FamíIia. Realizaram também as publicações independentes “Manual para máquinas de sentar” e “Manual para máquinas de pisar” (2018-2019).
Vicente Martos é artista da performance e pesquisador. Graduado em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP, 2009) e mestre em Artes Cênicas pelo PPGArC/Depto. de Artes da UFRN (Natal/RN, 2019). Como performer e encenador, um dos eixos de sua pesquisa é o corpo e seus desdobramentos estéticos e eróticos, bem como o diálogo com o vídeo, a fotografia e outras tecnologias de interação. Também atua como articulador, produtor e gestor cultural, tendo colaborado em espaços independentes e na produção de artistas visuais, performáticos e de outras linguagens da cena. Entre seus principais projetos executados, estão: Cartas a Renato Cohen (performance multimídia, 2014), Isto Não É Uma Festa (performance multimídia, 2019), Chá de Bebê (performance multimídia, 2019), O Vórtice (encenação em realidade virtual, 2020) e Retratos de Família (2021).
Vinicius Dantas é mestre em Design (UFPE) com grad. sanduíche em Product Design (UFRN-Middlesex London). Atua como artesão, maker, artista visual, designer e educador. Seu trabalho tem ocupado mostras de artes visuais, de performance e de arte-tecnologia. Colaborou com projetos Ievados às mostras internacionais: 10a Bienal de Ia Habana, XI Prague Quadriennial. Realizou publicações Bateu na Mãe (2011), Rompazine (2016), Manuais para máquinas de sentar e pisar (2018). Recentemente, criou o estúdio AYA+, onde desenvolve projetos (gráficos e cenografias) junto a artistas, além do Lab. de Corpo-projeto e o Lab. de experimentação editorial. Desde 2017 realiza performances transmídias com o parceiro Vicente Martos, participando de mostras como a À Nordeste (Sesc 24 de Maio) e Chá de Bebê (SESC Av. Paulista).
FICHA TÉCNICA
Performance e Direção
Vicente+Vinicius
Atriz convidada
Luciana Ramin
Fotografia
André Chacon
Edição
Robson Araújo
Músicas
Bruno de Oliveira
EX PUNK ME
Hanging Freud
Raiany Sinara
Tinoc
Criação de Objetos
Pai-herói
Produção de figurino “Ivonis”
Mariana Morais
Maquiagem
Victor Vibiano
Imagens de arquivo V+V
Bruno Souza
Ernani Silveira
Paulo Mitra
Vicente+Vinicius
Assistente de set
Guilherme Custódio
Victor Bebiano
Assessoria de Comunicação
Comunica Ceci
Design gráfico
Gabi Mati
Apoio
Disconexa
Pai-herói
Agradecimentos
Franco Fonseca
Lab-performance UFRN
Valéria Martos
Paulet Ploc
Rosane Félix
Posts relacionados:
Espetáculo “Para Onde Voam os Pássaros” segue em temporada online e gratuita
Radar 702: Cantora e compositora potiguar Jane Cortez lança nova música autoral "Ainda Vale a Pena"
Em clima de São João, Potyguara Bardo lança música "Curupira"
V Semana do Sampaio começa hoje através de lives
Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare celebra 30 anos com 30 horas de programação gratuita

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.