A 9ª edição do Prêmio Dosinho de Carnaval celebrou no último sábado (29) os grandes destaques do Carnaval de Natal em 2025, reconhecendo blocos, artistas, músicos e agremiações que brilharam na festa.A premiação foi realizada no SESI Solar Bela Vista em parceria com a programação do CARNASINSP ESPECIAL.
O Prêmio Dosinho é a única premiação carnavalesca do estado e se consolidou como um projeto que promove a criatividade, a tradição do carnaval de rua e das Escolas de Samba. Desde 2017, a premiação celebra a diversidade da folia natalense, reunindo carnavalescos, blocos, orquestras, artistas e foliões em um grande encontro de confraternização.
O produtor e idealizador do Prêmio Dosinho de Carnaval, Marcelo Veni, iniciou a premiação parabenizando todos aqueles que fazem o Carnaval da cidade. “Essa premiação, acima de tudo, é uma forma da gente dizer muito obrigado por tudo que é feito para o Carnaval da cidade. Seja no bloco, seja na escola de samba, seja no orquestra, seja no show. Viva o Carnaval de Natal!”
A premiação iniciou reconhecendo os novos talentos do Carnaval, e o Bloco Aff Marias foi apontado como a grande Revelação da Folia.”Foi um sonho colocar o Bloco na Rua, um coletivo de mulheres determinadas e felizes cantando Rita Lee”, declarou Gláucia Maria, integrante do bloco durante a entrega do prêmio
Na categoria Bloco do Ano, o grande vencedor foi Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, que arrastou foliões no Polo Ponta Negra. Já o prêmio de Prévia Carnavalesca do Ano ficou com o SESC Parada na Ladeira, evento que aqueceu os ânimos antes da folia.
Ao agradecer a premiação, Camila Nobrega, diretora de Programas Sociais do SESC-RN, destacou a relevância dos grupos que fizeram parte da programação do evento: “O SESC tem um olhar especial para a cultura, valorizando as prévias carnavalescas, o carnaval no Centro Histórico e em outras regiões. Queremos agradecer à Orquestra do Papão, ao Frevo do Chico, ao Baiacu na Vara e aos Malandros do Samba, que, junto com Durval Lélys, fizeram do SESC Parada na Ladeira 2025 um evento inesquecível, mesmo com toda a chuva que antecedeu o início da programação”.
Entre os polos carnavalescos, a Avenida da Alegria, no Polo Zona Norte, foi eleita o Destaque dos Polos em 2025, quem recebeu a premiação foi Mariana Pedroza, representando a Secretária de Cultura da cidade do Natal, Iracy Azevedo, e o Prefeito Paulinho Freire.
O Bloco de Segmento do Ano ficou com o tradicional Bloco dos Garis, também na Zona Norte. Na categoria Premiação Especial, o evento Carnaval no Solar, realizado no SESI Circuito Cultural, foi reconhecido pelo impacto cultural.
Renata Melo, representante da Instituição, falou sobre a importância de valorizar a cultura. “O SESI está adotando uma nova filosofia voltada para a valorização e fortalecimento da cultura local, reconhecendo a importância das manifestações artísticas como pilares da identidade e do desenvolvimento social do estado. Essa iniciativa busca não apenas apoiar eventos culturais tradicionais, mas também incentivar novas expressões artísticas, promovendo e ampliando o acesso da população a atividades que celebram a cultura, incluindo o Carnaval. Essa premiação nos incentiva a fazer com que o próximo ano seja melhor e maior.”

A folia infantil também teve espaço, com o Sena Kids, no Bairro das Rocas, levando o prêmio de Bloco Infantil do Ano. Já a Fantasia do Ano foi para Fernanda Torres no Oscar, assinada por José Adail de Lima.
No campo musical, o título de Maestro do Ano ficou com Maestro Papão, que também liderou a Orquestra do Papão, vencedora na categoria Orquestra de Frevo do Ano. O Hit do Carnaval foi Vai no Trem, de Michele Andrade e Banda Grafith, e o prêmio de Show Carnaval 2025 foi para Pedro Luccas, com a apresentação na prèvia Enquanto Campos Corre, Sales Só Caminha.
Além dos blocos de rua, o Prêmio Dosinho também destacou os grandes momentos do samba na cidade. O título de Escola de Samba do Ano ficou com a G.R.E.S Malandros do Samba. Na categoria Comissão de Frente, o grupo Os Yao, da G.R.E.S Águia Dourada, levou a melhor, enquanto a melhor Alegoria foi o Carro Abre-Alas da A.R.C.C Balanço do Morro.
O prêmio de Bateria do Ano foi para Mestre Ayllan, com a Bateria Fúria da Águia, da G.R.E.S Águia Dourada. O casal Dudu Potiguar e Leice Nunes, representando a G.R.E.S Malandros do Samba, venceu pela terceira vez na categoria Mestre-Sala e Porta-Bandeira, enquanto a G.R.E.S União do Samba brilhou com a Ala das Baianas, homenageando a tradição gastronômica do centro-histórico com a fantasia Comida e Arte.
O Enredo do Ano ficou com De Caicó para o Mundo: Imperatriz Exalta Dodora Cardoso, a Majestade do Samba Potiguar, da G.R.E.S Imperatriz Alecrinense. Emocionada, a homenageada Dodora Cardoso destacou a necessidade de maior apoio ao samba: “Eu nunca fiz nada para ser chamada de rainha, apenas me dediquei à música como missão. Enquanto eu estiver por aqui, continuarei cantando e defendendo a Imperatriz Alecrinense. Peço a todos que fortaleçam o samba de Natal. Não deixem o samba morrer!”
Já o Samba-Enredo do Ano foi Professora Nair: Um Legado de Educação e Fé. Estrela que Brilha, Preta, Nordestina, Mulher, da A.R.C.E.S Batuque Ancestral, que também garantiu o prêmio de Intérprete do Ano para Babá Cláudio.“Aos dez anos, tive um problema de saúde após a explosão de uma bomba em minha boca. O médico disse que eu nunca mais falaria. Hoje, ser reconhecido como intérprete oficial da escola é uma alegria imensa. Agradeço à família Batuque Ancestral e a todas as escolas de samba de Natal”, emocionou-se Babá Cláudio.
Na área técnica e criativa, o prêmio de Carnavalesco do Ano foi para Jean Barbosa, da G.R.E.S Malandros do Samba, que ainda teve uma Premiação Especial para Sávio Medeiros Lorenzo. A Fantasia Original do Ano, assinada por DiCarlo, foi Sobre os Olhos da Ribeira, Inspiração da Fantasia, da S.R.E.S Acadêmicos do Morro.
A nova geração do samba também foi reconhecida, com Adryan Victor da Silva Rodrigues sendo eleito Destaque Infantil, por sua participação na Comissão de Frente da Acadêmicos do Morro. A Menção Honrosa da edição foi concedida aos indígenas Mobralino Mapabu, por sua tradição e contribuição cultural.
Durante a premiação foi anunciado que em 2026 haverá o retorno do Desfile de Fantasias, que durante muito tempo foi tradição na cidade. “O antigo conhecido concurso de fantasias que existia em Natal, sumiu e estamos pretendendo no próximo ano voltar com essa divertida competição trazendo a categoria de originalidade, masculina, feminina e luxo masculino e feminino. A ideia é destacar a relação da Fantasia com a história do que está sendo contada na avenida de forma única”, pontuou o carnavalesco Di Carlo da Acadêmicos do Morro, incentivador para que o concurso seja realizado dentro da Programação do 10ª Prêmio Dosinho.
A noite de premiação foi marcada por grandes apresentações musicais, incluindo Grupo Batukedô, Analuh Soares, Vic Kabulosa, Orquestra do Papão e Will Elétrico, além do Encontro das Orquestras e Maestros de Frevo. O cortejo, que teve concentração no Beco da Lama, reuniu mais de 60 artistas entre integrantes da orquestra de frevo, personagens da cultura popular, brincantes, passistas e foliões com abadás e fantasias utilizadas em algumas escolas de samba.
A 9ª edição do Prêmio Dosinho reafirmou a força do Carnaval de Natal, celebrando seus talentos e promovendo o fortalecimento da cultura local. O Prêmio Dosinho de Carnaval contou com o apoio da Prefeitura do Natal, Funcarte, Secult, SINSP RN, Fundação José Augusto e SESI Solar Bela Vista.
Fotos: Canindé Soares
Posts relacionados:
6 filmes clássicos para você assistir nas telas do cinema no mês que vem
Feliz dia dos pais, mãe!
Hotel Reis Magos ganha mais uma vez na Justiça e demolição está proibida
Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte volta ao palcos
Potiguar José Neto Barbosa concorre como melhor ator de drama em uma das maiores premiações do mundo

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.

