Início » Curta – metragem sobre Mestre Nilo do Nação Maracambuco é lançado

Curta – metragem sobre Mestre Nilo do Nação Maracambuco é lançado

Você conhece a história de Mestre Nilo Oliveira? Ele é fundador, zelador e mestre do maracatu Nação Maracambuco, fundado em 1993 no bairro de Peixinhos, Olinda/PE. Recentemente foi lançado o curta-metragem “Minha Nação – Um filme sobre Mestre Nilo”, que registra Nilo na semana do carnaval 2021, conhecido como “o carnaval que nunca aconteceu”. O filme, com direção e roteiro dos estreantes Patrício Júnior e Raquel Medeiros, tem realização da Mangaba Coletiva com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

O filme, com duração de 5 minutos, foi contemplado no Edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, através da Lei Aldir Blanc, e foi gravado na semana do Carnaval 2021. Mestre Nilo discorre acerca das emoções de encarar um ano sem carnaval, revelando como se sentiram os que vivem em função da maior festa popular do Brasil.

“Nós tínhamos uma imensa curiosidade em saber como alguém que vive em função do Carnaval, que trabalha o ano todo pelo Carnaval, estava lidando com as pressões de ver a festa cancelada pela primeira vez em décadas”, afirma Patrício Júnior, publicitário e escritor que estreia como diretor. Raquel Medeiros, também publicitária e escritora, estreia com o amigo na co-direção. “Marcamos a entrevista principal propositadamente para a semana do Carnaval”, afirma Raquel, “E acabamos captando Mestre Nilo num raro momento em que melancolia, medo e resistência se misturavam”.


Com duração de 5 minutos, o curta está disponível aqui.

Ficha técnica:

Direção:

Patrício Júnior

Raquel Medeiros

Roteiro:

Patrício Júnior

Raquel Medeiros

Fotografia:

Leonardo Soares

Raphael Maia

Som Direto:

Patrício Júnior

Raquel Medeiros

Produção:

Leonardo Soares

Patrício Júnior

Raphael Maia

Raquel Medeiros

Edição:

Raphael Maia

Montagem:

Raphael Maia

Design:

Leonardo Soares

Realização:

Mangaba Coletiva

@mangabacoletiva


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *