Dando continuidade às comemorações pelos 30 anos de trajetória, o renomado grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, inicia nesta quinta-feira (28) a Caravana Clowns 30 anos. O projeto levará o grupo a oito cidades do interior do Rio Grande do Norte, com apresentações teatrais, bate-papos e exibições de filme. Todas as ações possuem entrada gratuita e são direcionadas à comunidade em geral.
Fundado em 1993, o Clowns de Shakespeare é um dos mais respeitados grupos de teatro da cidade de Natal. Eles já foram laureados com os Prêmios Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), realizaram turnês por todo o Brasil e passaram por vários países da América Latina e da Europa.
“Para nós, é uma alegria imensa poder voltar para casa, ao nosso estado, o Rio Grande do Norte, depois de termos levado Ubu para a Colômbia e o México. Agora, poder apresentar esse espetáculo em cidades do interior nas quais ainda não fomos com essa obra, em lugares tão especiais e atingindo públicos tão diversos, é uma satisfação enorme. E é ainda mais gratificante encerrar o ano com essa circulação, sabendo que teremos mais apresentações no próximo ano e muitas coisas boas por vir”, comenta Diogo Spinelli, integrante do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.
Com o objetivo de promover o acesso à cultura para uma ampla diversidade de públicos, inclusive por meio de ações de acessibilidade (Libras e legendagem LSE), a proposta prevê a realização de 09 apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, trabalho mais recente dos Clowns em parceria com os grupos Facetas e Asavessa, e 09 exibições seguidas de bate-papo do média-metragem “Um filme sem fim”, dirigido por Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos do coletivo.
O trajeto da “Caravana Clowns 30 anos” foi planejado de modo a abranger pontos
de cultura, escolas públicas, IFs, e territórios de comunidades tradicionais:
comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. O projeto será realizado em duas etapas: a etapa I, que passará pelas cidades de Parnamirim, São Paulo do Potengi, Lajes, Mossoró, Areia Branca e Assú; e a etapa II, que visitará São Gonçalo do Amarante, Macaíba, e a própria cidade de Natal. A etapa II será realizada no início de 2025.
A “Caravana Clowns 30 anos” tem realização: Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SOBRE UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!
É uma obra teatral de rua, popular, criada pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A obra tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.
SOBRE UM FILME SEM FIM
Em 2013, o diretor Carito Cavalcanti acompanhou os Clowns de Shakespeare durante todo o ano, para fazer um documentário em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo. A falta de verba impediu a finalização do filme naquele momento. Os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.
Veja a programação:
PARNAMIRIM
Data: 28/11/2024
Local: IF Parnamirim
Horário do Filme: 11h
Horário do Espetáculo: 14h50
SÃO PAULO DO POTENGI
Data: 03/12/2024
Local: IF de São Paulo do Potengi
Horário do Filme: 10h30 (Sala de Videoconferência)
Horário do Espetáculo: 16h
LAJES
Data:04/12/2024
Local: IF de Lajes
Horário do Filme: 15h (Auditório)
Horário do Espetáculo:16h30 (Centro de Vivência)
MOSSORÓ
Data:05/12/2024
Local: Ponto de Cultura Baixinha Berço das Artes
Horário do Filme: 20h
Local:IF Mossoró
Horário do Espetáculo: 15h30
AREIA BRANCA
Data:06/12/2024
Local: Antiga Quadra de Esportes de São Cristóvão – Areia Branca /RN
Horário do Filme: 18h30
Horário do Espetáculo:17h
ASSU
Data:07/12/2024
Local: Caboclos do Assu (Ao lado da casa de Dona Maria)
Horário do Filme: 18h30
Horário do Espetáculo:16h
Posts relacionados:
Coletivo CIDA (RN) conclui residência artística em São Paulo
Coletivo CIDA (RN) apresenta "CORPOS TURVOS" em São Paulo de forma gratuita
Festival Casa Tomada (RN) encerra programação no TAM nesta sexta-feira
Grupo de Teatro Facetas apresenta espetáculo infantil “Sal, Menino Mar” em Natal e Macaíba
Coletivo CIDA (RN) apresenta espetáculo na quinta e sexta-feira no espaço A3 de forma gratuita

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.