Truque ensina você a fazer backup de suas fotos no Fotolog

Que nostalgia esse Fotolog, hein?

Bons tempos das fotos de amigos (baixíssima qualidade para padrões de hoje) aparecendo na barra lateral quando eram atualizados, comentando nas novidades que eram postadas e vendo pessoas ao redor do mundo. Sempre por dentro do que estava acontecendo. Agora é ótimo para ver como éramos naquela época, como quem estávamos interagindo e como pensávamos.

Na época do pessoal do IRC (programa de bate papo online), por volta de 2003 e 2004 (minha primeira foto é 2004), o fotolog foi uma a “rede social” que unia as pessoas. Não era exatamente uma rede social, pois não adicionava amigos, somente escolhia os fotologs favoritos.

E que susto foi descobrir que o fotolog, com tantas memórias e de tanto tempo em nossas vidas, tinha saído do ar sem aviso prévio?! Pegou todo mundo de surpresa e matou a nostalgia de um tempo que não existam redes sociais como hoje.

Mas não se preocupe, agora seguindo esse passo a passo, você poderá salvar as suas fotos no seu computador. Isso quer dizer que seu fotolog vai ser navegavel de forma offline, como se estivesse na web, conservando todas as fotos e seus comentários. Olha que massa! E para ficar ainda melhor, não levará nem 10 minutos e economizará zilhões de cliques.

Como fazer backup de suas fotos no Fotolog

O primeiro passo é entra no site do HTTrack Website Copier e fazer o backup para a sua versão para Windows.

Caso use Linux, recomendo a versão do windows mesmo usando no Wine. Esse programa foi efeito exatamente para copiar sites inteiros para serem acessados de forma offline. Caso esteja em inglês, basta ir em opções escolher a última opção para mudar o idioma.

Depois de baixar e instalar, inicie o programa. Na janela inicial do HTTrack (imagem 1), basta clique em next.

Janela Inicial do HTTrack
Imagem 1: Janela Inicial do HTTrack

Na imagem 2, escolha o nome do projeto e o local que vai ser armazenado (último campo de texto). Não se preocupe que você pode mudar a pasta que vai ser criada posteriormente. Depois clique em next.

Janela opções do projeto
Imagem 2: Opções do projet

Agora (imagem 3) escolha a ação que diz “Copiar site(s) da Web”. Depois coloque o endereço do seu fotolog no campo Endereço da Web. Antes de clicar em next, clique em “Definir as opções.”

Janela de configuração do projeto
Imagem 3: Configuração do projeto

Na parte de definição de opções (imagem 4), escolha a aba “Estrutura” e escolha a terceira opção. Isso vai ajudar para quando quiser achar somente as fotos que serão salvas do fotolog. Ainda não aperte em Ok.

Estrutura da cópia offline
Imagem 4: Estrutura da cópia offline

Na aba “Limites” (imagem 5), escolha 0 no campo “Máximo de profundidade externa”. Isso vai garantir que somente o conteúdo do seu fotolog será salvo. Depois clique em “Ok”. E em “next” (imagem 3).

Janela de nível de cópia
Imagem 5: Nível de cópia

Calma que já está quase terminando. Nessa parte (imagem 6), não precisa mudar nenhuma opção, basta clicar em Finish.

Janela de início da do processo de downloaf
Imagem 6: Início da do processo de download

Nesse momento, o site começará o download do fotolog (imagem 7). O tempo que vai demorar e o tamanho final da pasta depende da quantidade de fotos do seu fotolog. O meu tinha cerca de 150 fotos levou cerca de 15 a 20 minutos e com uma pasta com quase 30 megas.

Janela do processo de download em andamento
Imagem 7: Processo de download em andamento

Quando terminar a janela de finalização (imagem 8) aparecerá. Basta escolher a opção “explorar cópia do site” e escolher o arquivo index.html. Lá escolha o nome do seu projeto e será redirecionado para a cópia do site. Depois, sempre que quiser acessar seu fotolog é só repetir esse processo. Entrar na pasta do fotolog no computador, abrir o index.html e escolher o nome do projeto.

Caso queira acessar as fotos, dentro da pasta da cópia do fotolog, abra a pasta com o nome do projeto, entre na pasta web e depois na pasta images. Dentro dela estarão as fotos e também outras imagens que fazem parte das páginas web do seu fotolog, como um botão. É só filtrar pelo tamanho, já que geralmente as suas fotos são de tamanho maior.

Janela final do processo
Imagem 8: Final do processo

Não se esqueça de conferir se sai tudo corretamente. Basta verificar se o endereço dos links do seu próprio fotolog estão apontando para arquivos no seu computador. Para fazer isso, coloque o ponteiro mouse em um link do seu fotolog e olhe a barra de endereço na parte de cima do navegador. Se estiver apontando para outro arquivo em seu computador, está tudo ok. E confira também as fotos na pasta já citada.

Lembrando que os links para outros fotologs, como os de seus amigos, agora vão funcionar, mas depois que o fotolog sair do ar, não estarão mais. Então se quiser salvar outros fotologs ou se tiver mais de um basta repetir o processo.

Pronto agora é só aproveitar a cópia navegável do seu fotolog no computador (imagem 9) 😀

Seu fotolog funcionando
Imagem 9: Seu fotolog funcionando

Aproveitem, compartilhe esse passo a passo com seus amigos e comentem aqui como era sua experiência do fotolog!

Previous ArticleNext Article
Baesse
Nerd com orgulho, fotografo por gosto, amante da música/filmes por natureza e professor por amor. Também é ativista da Mozilla, do Software Livre e do Partido Pirata. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mestrando em gestão de projetos. Além disso, mantem um blog pessoal desde 2007 e uma página fotográfica. www.pbaesse.net

Comentários

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *