Semana do Filme Cult tem programação dedicada ao gênero giallo do cinema italiano

Boa notícia para os cinéfilos que estão buscando fugir do mainstream, e das mil sessões de Vingadores, dia 17 de maio, começa a Semana do Filme Cult no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, ao lado da Fundação José Augusto. A programação deste ano será dedicada ao gênero de culto do cinema italiano: o giallo, um mezzo suspense, mezzo romance policial, que leva esse nome por remeter ao amarelo das revistas em quadrinhos policialescas em que se inspiraram (giallo significa amarelo em italiano).

O subgênero, apesar de muitas vezes se confundir com polizzioteschi, outro estilo italiano que fez sucesso na década de 1970 e que influenciou produções americanas como: Dirty Harry, O Poderoso Chefão e Sérpico, representa uma categoria distinta, com características únicas – assim defende a maioria dos críticos. Os giallos trazem como mote invariavelmente histórias de crimes, mas com riqueza descritiva e, comumente, investigações de assassinatos em série. Os filmes escolhidos para compor um mosaico de giallos para esta mostra revelam um cenário do gênero já consolidado.

A mostra acontecerá do dia 17 à 19 de maio, sempre com sessões as 18h30, e a programação engloba os seguintes longas: O Ventre Negro da Tarântula, A Casa com Janelas Sorridentes e A Cauda do Escorpião. Em cada sessão é cobrada uma entrada simbólica de R$ 5 para manutenção do projeto.

Confira abaixo um pouquinho mais sobre cada produção:

O Ventre Negro da Tarântula, 17/05

Sinopse: Um policial investiga uma série de assassinatos ocorridos em um salão de beleza – todos com um toque peculiar de perversão: o assassino paralisa suas vítimas com uma agulha, que indefesas, assistem a sua própria morte. Trazendo de volta a figura do assassino vestido com capa de couro e chapéu, assim como no clássico Blood and Black Lace, de Bava. E se não fosse o bastante, ainda há a trilha de Morricone de fundo. Produção e direção primorosas. Cultuadíssimo no gênero.

A Casa com Janelas Sorridentes, 18/05

Sinopse: Stefano, um pintor, viaja até um vilarejo para restaurar uma pintura de São Sebastião sendo torturado. Depois de um tempo no vilarejo, Stefano descobre que algo não esta certo. Ele descobre que o pintor do quadro era um insano que tentava capturar os últimos momentos da morte em telas.

A Cauda do Escorpião, 19/05

Sinopse: Milionário morre num estranho acidente de avião, deixando um seguro de 1 milhão de dólares no nome da esposa. Para receber o dinheiro, ela deve viajar até Atenas, mas é seguida por um assassino que deixa uma trilha de vítimas

 

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN. Estudante de pós-graduação em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais na ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *