Nascido e criado no zum zum zum das redações de jornal, João Maria Alves tem todas as características de um bom fotojornalista: olhar diferenciado e timing para nunca perder o momento decisivo. Na cor e na ausência delas, as composições saem quase sempre com algum elemento inesperado.
Quando o tema das fotos são as paisagens, João mostra uma sensibilidade aguçada, além da criatividade para as composições. Isso sejam as paisagens naturais – com destaque para as que faz, com frequência, da sua cidade de origem, Natal – sejam as urbanas.
Recentemente produziu dois grandes materiais. Uma é uma série de fotos da bucólica cidade de Bento Gonçalves (RS), reduto da imigração italiana no Brasil. O outro é da “locomotiva do Brasil”, São Paulo, e todo a beleza escondida em seu cinza urbano recheado de estátuas, prédios, carros e poluição.
É sobre o olhar diferenciado que ele deu da para maior cidade do país que selecionei 7 fotos, olhares que vão além do óbvio, pelos detalhes em que cada uma das fotografias concentra.
Atualmente, João Maria Alves tem projeto de fazer exposições dessas obras. A primeira está prevista para ocorrer em Natal no final de maio, e outra em Paris em 2015.
Comentários