São Paulo para além do óbvio: 7 fotos de João Maria Alves

Nascido e criado no zum zum zum das redações de jornal, João Maria Alves tem todas as características de um bom fotojornalista: olhar diferenciado e timing para nunca perder o momento decisivo. Na cor e na ausência delas, as composições saem quase sempre com algum elemento inesperado.

Quando o tema das fotos são as paisagens, João mostra uma sensibilidade aguçada, além da criatividade para as composições. Isso sejam as paisagens naturais – com destaque para as que faz, com frequência, da sua cidade de origem, Natal – sejam as urbanas.

Recentemente produziu dois grandes materiais. Uma é uma série de fotos da bucólica cidade de Bento Gonçalves (RS), reduto da imigração italiana no Brasil. O outro é da “locomotiva do Brasil”, São Paulo, e todo a beleza escondida em seu cinza urbano recheado de estátuas, prédios, carros e poluição.

É sobre o olhar diferenciado que ele deu da para maior cidade do país que selecionei 7 fotos, olhares que vão além do óbvio, pelos detalhes em que cada uma das fotografias concentra.

 

Atualmente, João Maria Alves tem projeto de fazer exposições dessas obras. A primeira está prevista para ocorrer em Natal no final de maio, e outra em Paris em 2015.

Previous ArticleNext Article
Jornalista formado pela UFRN. Fez o Curso Estado de Jornalismo Econômico do Estadão/FGV e o Rumos Jornalismo Cultural do Banco Itaú. News addicted. Apaixonado também por internet, cultura, política, mídias sociais, publicidade e pelo Palmeiras. Odeia azeitona.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *