O Projeto Núcleo Urbano (parte do Programa Motyrum), formado por alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e coordenado pelos Departamentos de Direito Público e de Arquitetura e Urbanismo, lançou junto aos moradores do Jacó uma ação de financiamento coletivo na internet com intuito de realizar melhoria no acesso da comunidade, localizada no bairro das Rocas em Natal, entre as ruas Miramar e Des. Lins Bahia.

Os alunos, os professores, e os moradores da comunidade pretendem construir uma nova escadaria para o acesso ao Jacó. A decisão pela construção da escada foi feita após um longo processo de estudo com participação dos moradores, através de conversas nas quais foram levantadas demandas da comunidade, entre elas a reforma da escadaria.

O orçamento do projeto de construção, elaborado em parceria com Projetos de Extensão na áreas de Arquitetura e Engenharia da própria UFRN, foi avaliado em R$4.500,00, incluindo materiais, equipamentos e mão de obra. Os degraus deverão ser regularizados de acordo com os padrões da ABNT, e serão acrescentados patamar, corrimão e iluminação, aumentando a segurança na passagem dos moradores da comunidade.

A campanha está no ar, e para a divulgação os alunos elaboraram um vídeo com relatos dos moradores sobre as dificuldades causadas pela atual escadaria.

As contribuições para o financiamento coletivo estão sendo recebidas através do website Catarse, por meio do link https://www.catarse.me/jaco.