O BID Urban Lab é uma iniciativa que busca ideias inovadoras para centros urbanos da América Latina. Neste ano, uma das cidades escolhidas pelos representantes do evento é Natal, representada especificamente pelo bairro da Ribeira.

Isso significa que estudantes de todo país podem apresentar ideias para a revitalização urbana do bairro.

A iniciativa procura por ideas que agreguem desenvolvimento de um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável para o bairro histórico da Ribeira.

Esta é a terceira edição do Bid Urban Lab e a primeira no Brasil.

Em 2015, a intervenção buscou soluções para o bairro de Curundu, no Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, na Colômbia. Neste ano, duas cidades foram escolhidas: além de Natal, a província de Mendonza na Argentina.

Serão escolhidos 3 projetos, que serão apresentados em Washignton, nos EUA. Todas as despesas da viagem da equipe vencedora serão pagas pela organização do evento.

O projeto vencedor ganha US$ 5 mil, além da assessoria técnica para uma fase de validação no próprio bairro, com vistas para a aplicação dele.

Como participar

As inscrições abriram em junho e seguem até o dia 5 agosto.

Elas podem ser feitos no site do Urban Lab em português. Podem participar estudantes universitários ou de pós graduação de qualquer curso, além de jovens profissionais com menos de 35 anos e menos de 3 anos de formado.

Cada equipe pode ser composta por no mínimo 4 pessoas e no máximo 6 pessoas. Professores universitários podem participar como supervisores do projeto.

Os finalistas saem dia 11 de novembro e o projeto vencedor será conhecido no dia 30 de novembro. Mais informações aqui.