Novo trabalho do Clowns de Shakespeare é apresentado nesta terça-feira

Após estrear na semana passada, o novo trabalho do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare será apresentado nesta terça-feira em três sessões às 18h, 19h30 e 21h através da internet. “CLÃ_DESTIN@: uma viagem cênico-cibernética” investiga a transposição de elementos que caracterizam o fenômeno teatral do universo presencial para o virtual, além de homenagear mestres e mestras do teatro latino-americano.

Para o diretor artístico do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto, o trabalho  investiga formas de se pensar e viabilizar o fazer teatral na América Latina em dias de quarentena, usando tecnologias “rotineiras” para criar experiências extra-cotidianas. “Tentamos ressignificar um pouco a maneira como os aplicativos e redes sociais têm sido utilizados nesse período durante o dia-a-dia, no trabalho, para os estudos ou lazer. A gente entende que não é teatro em sua completude, mas também não nos interessa defini-lo nesse momento. Nos interessa investigá-lo”, destaca o diretor Yamamoto.

“CLÃ_DESTIN@: uma viagem cênico-cibernética” surge a partir de pesquisas do grupo sobre as festas populares de vários países latino-americanos.  “Dentro dessa pesquisa, a gente se deparou com esse momento, essa impossibilidade de continuar com os ensaios presenciais e, consequentemente, com o próprio projeto de montagem de um espetáculo de teatro de rua. Porém, a partir do universo de materiais coletados por todo esse tempo, decidimos fazer uma leitura do atual momento do mundo nesse período pandêmico dentro do universo que vínhamos pesquisando”, descreve Yamamoto. “Queremos discutir o que é estar em casa, o que é estar fora, o que é viajar”, completa o diretor.

“É o aprendizado de uma outra linguagem”, complementa o ator e assistente de direção Diogo Spinelli. “O diretor peruano Miguel Rubio, do Grupo Cultural Yuyachkani, fala sobre um princípio de equivalências ao transpor aspectos dos festejos populares de seu país para o fazer teatral. Podemos dizer que, nesse trabalho, nós do Clowns estamos buscando as equivalências entre a linguagem do teatro transposta para os meios virtuais com que estamos trabalhando hoje”.

Para agendamento de sessões, compra de ingressos e outras informações, envie uma mensagem privada para o perfil @teatroclowns no Instagram.

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare

Criado em 1993 em Natal – RN, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare investiga o teatro com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, teatro popular e comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Em seu currículo, o coletivo traz espetáculos premiados (SHELL, APCA e outros) com apresentações realizadas em mais de 30 municípios do Rio Grande do Norte, cerca de 80 cidades brasileiras, passando por todos os estados do país e o Distrito Federal, além de países como Portugal, Espanha, Chile, Uruguai e Equador.

Foto: divulgação

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é Comunicadora Criativa e Produtora Cultural, atua comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há dez anos. É gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *