O Museu Câmara Cascudo está com uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. Ela inicia no dia 1 de junho e segue até o dia 11. O evento traz uma iniciativa intensiva de atividades, vivências, oficinas, formações e brincadeiras para propor reflexões ecológicas e alternativas de vida e sociedade para participantes e comunidade em geral.

Os destaques são duas oficinas. Uma vai ocorrer no dia 8 de junho e vai ensinar sabão artesanal. A outra, programada para o dia 9 de junho, é voltada para plantas medicinais. Elas serão gratuitas e abertas para a comunidade.

Oficina de Sabão Artesanal

Quando: 08 de junho/ às 15h.
Onde mesmo: Museu Câmara Cascudo
Organização: Setor de Estudos Ambientais (MCC/UFRN)
Obs: traga uma garrafa pet e leve seu sabão para casa

A sustentabilidade é a palavra do momento, em uma era onde nós, seres humanos, já atacamos o meio ambiente de várias maneiras, chegou o momento de buscarmos meios para amenizar o mal causado à Natureza.

Pensando nisso, o Museu Câmara Cascudo vai viabilizar para a comunidade a oficina de Sabão liquido, os participantes aprenderão a produzir sabão empregando, dentre outros produtos, óleo de cozinha anteriormente utilizado (“óleo velho”).

O óleo de cozinha é um resíduo que pode contaminar solos e corpos hídricos, por isso é muito importante reciclá-lo. Desta maneira os envolvidos na oficina, além de contribuírem com a diminuição de impactos ambientais, também terão um produto de limpeza.

Esse óleo será reutilizado e voltará para casa de maneira sustentável, pensando numa economia solidaria e ao mesmo tempo dialogando com as necessidades do planeta. Sendo dia 08 de junho, às 15h, no Parque educacional PERTRo, que fica localizado no Museu Câmara Cascudo.

Oficina de Plantas Medicinais

 

Quando: dia 09, às 09h.
Onde: Parque Educacional – PERTRo (MCC)
Mediador: José Antônio Cesar.

 

As plantas fazem parte da nossa rotina, elas estão em toda parte, às vezes aquele matinho tão criticado, tem um efeito medicinal incrível, e por falta de uso é extraído e jogado fora.

A oficina de plantas medicinais será realizada como parte da Semana do Meio Ambiente e pretende responder algumas questões que estão diretamente atreladas à ancestralidade e ao tratamento das pessoas a partir do uso de ervas que curam e o cuidado com a toxicidade, visto que, o uso destas precisa ser realizado de forma atenta, considerando seus riscos.

O que são plantas medicinais? Quais as plantas medicinais que conhecemos? Esses são alguns dos questionamentos feitos por nós e buscando incentivar a nossa relação com as plantas que conhecemos e as possibilidades de uso antigo, chás, unguentos, e as adequações, como os novos usos em sucos, temperos, entre outros, na oficina serão mostradas algumas plantas e suas propriedades curativas, como encorajamento do tratamento de pequenos problemas de saúde.

Haverá degustação dos chás e um papo bem atrativo sobre o uso dessas ervas. Os participantes também farão um passeio pela horta do Museu Câmara Cascudo, a fim de encontrar algumas plantas ali presentes, fazer mudas e levar para casa. Portanto, as mudas serão confeccionadas no local e na hora da oficina, que será realizada dia 09h, às 09h da manhã aqui mesmo no Museu, no parque educacional PERTRo.