Livro fotográfico sobre o circo do Palhaço Xereta tem lançamento virtual nesta quinta

As jornalistas Ianne Maria e Rita Machado lançam esta semana o livro A Cidade Encantada do Xereta. Em virtude da pandemia da Covid-19, o lançamento será virtual através do perfil de Instagram @Ritamachadoart na quinta-feira, 25 de março, às 20h. As autoras irão conversar sobre a pesquisa que resultou no livro, e irão conversar por videoconferência com o palhaço Xereta.

O livro A Cidade Encantada do Xereta descreve o cotidiano dos artistas circenses e suas histórias. Com mais de 130 páginas, o livro conta com texto de Ianne Maria e fotos de Rita Machado, que é artista visual. A impressão do livro foi viabilizada através de recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O livro está em fase de pré-venda ao preço de R$50 e tem frete gratuito para todo o território brasileiro.

Xereta

Josimar Soares da Silva atende por Mazinho na intimidade mas é popularmente conhecido por Xereta. Sua trajetória no circo começou literalmente na brincadeira, ainda criança, junto com o irmão encenando espetáculos circenses no quintal de casa. Da brincadeira infantil veio a vontade, e ainda adolescente o jovem mazinho se viu trabalhando em circo. Foram dez anos trabalhando como malabarista e equilibrista, até que se descobriu palhaço. O palhaço Xereta nasceu aos 24 anos de idade, em 2005, e até hoje já se somam 26 anos de experiência. Com seu circo, Xereta percorreu praticamente todo o nordeste encantando crianças e adultos. Porém, sob o contexto da pandemia da COVID-19, o circo encontra-se parado, o que levou o palhaço a explorar outras alternativas de sustento. Atualmente mazinho trabalha na confecção de lonas de circo, no aguardo de tempos melhores onde possa voltar a realizar seus espetáculos e voltar a dar vida ao Xereta.

Com o lançamento do livro, as autoras Ianne Maria e Rita Machado esperam, além de divulgar a cultura do circo no estado e lançar luz sobre os artistas que vivem dessa arte, ajudar financeiramente o palhaço Xereta com a divisão dos lucros da venda.

As autoras

Ianne Maria e Rita Machado se conheceram no Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desde então ja trabalharam em diversos projetos juntas como a série de videodocumentários Vernáculo (2007) que trata sobre cultura popular, e o projeto musical Os Chicos.

A ideia de trabalhar com o circo partiu do encantamento de Rita Machado para com a arte circense. A proposta de escrever sobre o assunto surgiu em 2015 como projeto de conclusão do curso de jornalismo, que à época recebeu nota máximo e indicação de publicação pela banca avaliadora. Em 2020/21, com o investimento do poder público através da lei emergencial Aldir Blanc, as autoras enxergaram a oportunidade de realizar a impressão do livro que tem texto de Ianne Maria e fotos da artista visual Rita Machado. O lançamento virtual acontece no dia 25 às 20h com live no perfil @Ritamachadoart do  Instagram, e participação do Palhaço Xereta.

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *