Livraria itinerante e política: conheça a Kombi Maricota

Os livros… ah, os livros podem mudar vidas, nos transportar para outros mundos e compartilhar um conhecimento nunca imaginado. Apesar dos seus inúmeros encantos, os livros físicos estão perdendo espaço em um mundo cada vez mais digital.

O mercado editorial em crise demonstra sintomas de um modelo tradicional falido e elitista. E na contramão do tradicionalismo, hoje viemos falar da Kombi Maricota, uma livraria itinerante cujo objetivo é levar livros às pessoas, desencadeando a reflexão, e principalmente a AÇÃO!

A gente aqui do 702 amou o projeto e conversou um pouquinho com o Hermes Halley, cabeça deste projeto diferentão. 

Confira a entrevista abaixo:

702: Como surgiu o projeto da Kombi Maricota? Conta um pouco mais para a gente sobre essa livraria com rodas

Hermes: A ideia surgiu há bastante tempo devido a três paixões: Kombi, Livros e Militância Política. A prática tem uns dois anos e está em constante mudança, até pelo aprendizado que ela me traz. Eu penso que em todos os locais ou situações onde nos encontramos podemos atuar para modificar a realidade, seja no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. Se eu gosto de escrever, como posso fazer dessa ação algo para modificar a realidade em que vivo? Se eu sou membro de uma Torcida Organizada, dono de um Bar, professor, médico, jornalista, policial ou poeta também posso fazer algo a mais no mundo. Então a Kombi Maricota é exatamente fruto dessa equação porque, além da militância política em movimento estudantil, sempre tive apreço à leitura e aos livros, bem como em Kombis (possuo 3). E como A Kombi é um carro versátil, nada mais coerente do que ter uma Kombi Livraria com Livros Rebeldes a Preços Camaradas. Esse é o Lema dela.


702: Quais livros encontramos na Kombi? Qual a faixa de preço?

Hermes: Pela limitação de espaço não consigo ter todos os livros possíveis e o “Conselho Editorial” (risos) é bem seletivo em suas escolhas. Além de sermos um país carente de Livrarias e com pouca leitura, os Livros Rebeldes possuem menos espaço ainda. Daí a minha busca por Livros sobre Filosofia, Música, História, Política, Literatura e  Biografias. Porém mesmos nesses assuntos, a busca pelos escritores Fora da Ordem é meu direcionamento. Por exemplo: Biografias do Saramago, Allen Ginsberg, Marietta Baderna (pouquíssimas pessoas conhecem sua história), Lou Andreas Salomé, Bukowski, Henry Miller, livros de entrevista do Pasquim, Hilda Hist, Kerouac, Joe Sacco, Robert Crumb, Jessé Souza, dentre outros. Existem algumas editoras que eu simpatizo pela linha de publicação, como a Veneta (dela tenho todos os livros). Outra editora que em breve terei livros será a N-1. E também vou buscar livros da Editora Expressão Popular, Rizoma, Antígona (de Portugal) e demais editoras que publiquem algo mais político e cultural, incluindo aí as Editoras de Partidos Políticos ou movimentos sociais. Hoje tenho livros sobre Bakunin e Marx. E acho que quanto mais diversidade tiver, melhor. Os livros de autoajuda já possuem o seu espaço. Quero dar Voz (ou seria leitura) aos Livros Rebeldes. Os preços variam muito, mas a preocupação maior é que eles sejam acessíveis. Daí o mote Preços Camaradas. Com algumas exceções, o preço máximo é R$ 35,00. A maioria dos livros fica em torno de R$ 20,00.

702: Como encontramos a Kombi Maricota? Vocês tem algum ponto de estacionamento fixo ou programação?

Hermes: A Kombi ainda não tem uma rotina de locais e horários (essa é uma de suas falhas). Ela procurar estar em Bares (Acabou Chorare, Welsey’s Bar, Mormaço, Mahalila, Porão das Artes) e Feiras (Arena das Dunas, Mercado das Pulgas, Feira da Diversidade no Porão das Artes). A ideia é fazer eventos em praças e frequentar mais a periferia levando Música e Leitura de Qualidade. No instagram @Kombi_Maricota irei colocar a programação antecipada e também fotos de livros disponíveis a venda. Além da venda, irei fazer empréstimos gratuitos nas periferias. Planos não faltam para ela, inclusive a possibilidade de ter um local fixo (Talvez na UFRN), mas isso vai acontecer aos poucos e o mais importante é que numa cidade onde as livrarias são escassas, em Natal temos um Livraria a Cada Esquina… É a Kombi Maricota passando…

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *