O estudante de Educação Física e instrutor de Kung Fu, Renato Olliveira, iniciou ontem em seu Facebook um recrutamento interessante.

Ele quer reunir 15 pessoas que estejam acima do peso para um experimento consiste em 1 hora de atividade física diária, sob orientação dele.

O objetivo é fazer  as pessoas emagrecerem até 10kg em duas semanas com o treinamento.

A ideia é apresentar os resultados da pesquisa no próximo Congresso Científico das Faculdades de Nassau. O ponto que Renato quer comprovar é da eficácia do HIIT e do treinamento funcional para a perda de peso.

HIIT é um acrônimo do inglês que significa treinamento intervalado de alta intensidade.

É um método que consiste em treinos curtos e que utiliza uma frequência cardíaca e um volume de oxigênio máximos ou perto disso. Um treino aeróbico com resultados cardiorrespiratórios importantes .

O treinamento funcional é um método de exercício que representa a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar, saltar, dentre outros.

Trabalha o corpo de maneira integrada, ou seja, entende que para uma ação acontecer, o corpo demanda que outras de suas partes sejam ativadas. É um trabalho contrário ao exercido na musculação tradicional.

Além disso, Renato diz que trabalha com alongamento, relaxamento, massoterapia e meditação.

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Se você quiser fazer parte do experimento, pode entrar em contato com ele pelo Facebook. Ou pelo email [email protected]

É gratuito e o estudo tem duração de duas semanas. Fora isso, quem estiver interesse em fazer o treino, ele acabou de abrir uma empresa para trabalhar só com esse tipo de atividade física.

Ele também tem uma empresa que trabalha com esse tipo de treinamento. Para saber mais, visite aqui o Facebook. 

Pedi para o Renato me mandar uma mini-perfil dele. Segue abaixo:

O Renato Olliveira é estudante de Educação Física e Instrutor de Kung Fu. Tem uma vida inteira ligada aos esportes: voleibol, atletismo, lutas, natação… Adepto da filosofia do “no brain, no gain”, busca o aperfeiçoamento pessoal através de uma formação sólida e de uma prática coerente e intensa.

Desenvolve com seus alunos o treinamento conhecido com HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e Funcional, proporcionando melhora da postura, equilíbrio muscular, redução da incidência de lesões, redução de peso e melhoria do padrão cardiorrespiratório.

Em seus treinamentos, prioriza a resistência física e a flexibilidade, considerando o efeito estético uma consequência natural do treinamento. Faz tudo isso com treinos que imitam os movimentos naturais do corpo, entendendo-o como um todo integrado. Além disso, lança mão de ferramentas como alongamento, relaxamento, massoterapia e meditação, pois somos uma síntese de múltiplos elementos.

Um pouco sobre o treino HIIT