II Seminário Audiovisual & Mercado será realizado de forma virtual

Seminário Audiovisual & Mercado nasceu como o objetivo de promover um ambiente para diálogos e reflexões, sendo o primeiro  evento no RN especificamente voltado para questões mercadológicas do segmento do audiovisual, abordando temas diversos que compõem essa estrutura, proporcionando também uma troca de experiências entre realizadores potiguares e profissionais do mercado nacional. A segunda edição do seminário acontecerá de 15 a 17 de setembro, em formato webinar, proporcionando uma quebra de fronteiras e ampliando a participação a pessoas de outros estados e até mesmo de fora do país.  O evento é mais uma iniciativa do Festival Goiamum Audiovisual, que atua há 10 anos no Rio Grande do Norte com foco no fomento e difusão do audiovisual contribuindo no desenvolvimento do segmento.

Nesta segunda edição serão discutidos tópicos como os novos desafios trazidos pela pandemia a nível global, as novas reestruturações do mercado audiovisual atual em tempos de hiperconexão, como também os desafios que a economia criativa sempre enfrentou. As inscrições podem ser feitas através do site ou aplicativo Sympla.

A programação contará com duas atividades por dia e abordará diversos temas relevantes para o mercado. No primeiro dia o tema InnSaei.TV – Desmistificando a plataforma streaming será abordado pela palestrante Bia Ambrogi (SP) – Produtora Executiva, formada em Comunicação Social pela ESPM com especialização em cinema pela Scuola Leonardo da Vince na Itália, atua há quase 20 anos em produção e pós-produção audiovisual, assinando a supervisão de pós produção de grandes produções nacionais como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco; Na segunda atividade, o tema Cultura pós e durante a pandemia será abordado pela palestrante Ana Carla Fonseca Reis (SP) – Administradora pública, economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Liderou projetos de inovação em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. Escreveu diversos livros pioneiros, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia e finalista em Urbanismo. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

O segundo dia de programação contará com a atividade Narrativas Contemporâneas – Versatilidades e desafios na realização de curtas-metragens no Brasil, com William Hinestrosa (SP) – formado em Filosofia e Doutorando em Artes Visuais na Unicamp, trabalha como pesquisador de talentos e é um dos criadores na área de Entretenimento da TV Globo. Entre 2005 e 2014 foi coordenador dos programas brasileiros e membro do comitê de seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum); e com a atividade O projeto como peça-chave na realização de uma obra audiovisualcom Vânia Lima (BA) – Produtora executiva e Diretora que atua em projetos audiovisuais que buscam reconhecer identidades e culturas do povo brasileiro. Já produziu e dirigiu dezenas de filmes institucionais, publicitários, séries, transmissões de televisão, e projetos vinculados às redes de televisão abertas, fechadas.

E finalizando a programação, o terceiro dia contará com a atividade Desafios do mercado audiovisual no contexto da pandemia e do ambiente político institucional, com Alfredo Manevy (SP) – gestor, pesquisador e professor, com doutorado em audiovisual pela USP. Foi presidente da Spcine, secretário executivo e secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura, além de secretário-adjunto da cultura no município de São Paulo; e a atividade A importância do audiovisual para a música, com Ricardo Lago (RN) – roteirista e diretor de videoclipes. Proprietário da Dronando Filmes, uma das maiores produtoras de clipes e DVDs do nordeste, atua principalmente no forró e sertanejo, e já produziu conteúdos que somam mais de meio bilhão de visualizações no YouTube.

O II SEMINÁRIO AUDIOVISUAL & MERCADO – VIRTUAL é um projeto apoiado pelo EDITAL DE ECONOMIA CRIATIVA DO SEBRAE 2020, promovido pelo Festival Goiamum Audiovisual e realizado pela CASA DE PRODUÇÃO.

SERVIÇO

II SEMINÁRIO AUDIOVISUAL & MERCADO – VIRTUAL

15 a 17 de setembro de 2020

Inscrições:

R$50,00 – Inteira/ R$25,00 Estudante (por atividade)

R$150,00 – Passaporte (acesso a todas as atividades do evento)

https://linktr.ee/audiovisualemercado

Vendas: Sympla – https://bit.ly/3jzeRyr 

Realização: Casa de Produção

Promoção: Festival Goiamum Audiovisual

Plataforma de transmissão: Sympla Streaming

Apoio: SEBRAE/RN e Sollar Comunicação

Mais informações:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

TERÇA-FEIRA – 15/09

15h – PALESTRA: InnSaei.TV – Desmitificando a plataforma streaming

Palestrante: Bia Ambrogi (SP)
Mediação: Alexandre Soares (PE)

Exposição da plataforma streaming InnSaei.TV, que distribui conteúdos audiovisuais de todos os gêneros, abrigando no mesmo espaço desde filmes e séries, a transmissões de lives, canais de cursos, influencers, transmissão de eventos, mostras e festivais. Está disponível para todas as telas, pois o aplicativo pode ser baixado em iOS e Android, tablets e smart tv.

Tem cadastro gratuito, com conteúdos abertos, outros fechados por assinatura ou em formato pay-per-view.

19h – MASTERCLASS:  CULTURA PÓS (E DURANTE) COVID – CAMINHOS E PROVOCAÇÕES – ACESSO GRATUITO

Palestrante: Ana Carla Fonseca Reis (SP)
Mediação: Keila Sena (RN)

Que o setor cultural foi um dos mais impactados pela pandemia, todos sabemos. Que a cultura já passou por poucas e boas e sempre se mostrou mais forte do que os desafios do contexto, também sabemos. Brasil adentro e mundo afora, vêm surgindo iniciativas e projetos que buscam encontrar oportunidades em uma conjuntura tão restritiva. Será que também estamos preparados para mudanças mais estruturantes?

Abertura com Keila Sena (Casa de Produção) e João Hélio (SEBRAE-RN)

 

QUARTA-FEIRA – 16/09

15h – PALESTRA: NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS – VERSATILIDADES E DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE CURTA-METRAGEM NO BRASIL

Palestrante: William Hinestrosa (SP)
Mediação: Pedro Fiuza (RN)

Exposição sobre as versatilidades do formato curta-metragem para as narrativas contemporâneas. Versatilidades que inserem o curta-metragem como um terreno possível para expansões do mercado audiovisual. A palestra será direcionada em duas bases:

– A realização em urgência: como o curta-metragem estimula e impulsiona abordagens contemporâneas sobre questões urgentes.

– A força da irreverência: para além do espaço de experimentação, o curta-metragem conduz um potencial de irreverência que permite um alcance expressivo.

19h – WORKSHOP: O PROJETO COMO PEÇA-CHAVE NA REALIZAÇÃO DE UMA OBRA AUDIOVISUAL

Palestrante: Vânia Lima (BA) – Diretora da Têm Dendê Produções
Mediação: Babi Baracho (RN)

O lugar do Produtor executivo realizador nos projetos audiovisuais; como colocar de pé um projeto e prepará-lo para as linhas de financiamento; o mercado, os editais, os fundos de financiamento e a composição com marcas/ exibidores.

A partir do Case da Têm Dendê, empresa reconhecida no mercado audiovisual, referência da Região CONNE, Vânia, diretora e responsável criativa, abordará temas que são essenciais para a criação de uma proposta audiovisual.

QUINTA-FEIRA – 17/09

15h – MASTERCLASS: OS DESAFIOS DO MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA E DO AMBIENTE POLÍTICO-INSTITUCIONAL

Palestrante: Alfredo Manevy (SP)
Mediação: Paulo Roberto (PB)

A masterclass irá discutir os desafios do audiovisual nacional, que após duas décadas de grandes avanços, se vê agora diante de um enorme impasse e desafio de sobrevivência econômica, política e cultural. Não apenas pela pandemia e os desafios globais para toda a indústria do entretenimento, mas o risco especial do Brasil perder sua posição de indústria em construção e se transformar em mero mercado de consumo na economia mundo do audiovisual.

19h – PALESTRA:  A IMPORTÂNCIA DO AUDIOVISUAL PARA A MÚSICA

Palestrante: Ricardo Lago (RN) – Dronando Filmes
Mediador: Anderson Foca (RN)

Com o advento da internet e a democratização da distribuição de conteúdo musical, tornou-se palpável para muitos artistas, independente do seu tamanho, criar conteúdos relevantes e o mais importante: serem vistos.

E qual o papel do audiovisual na música? Um videoclipe bem feito cria novos laços com a audiência, seja porque ela está tendo contato visual com o artista, ou por se identificar com a identidade audiovisual do artista. A palestra dada por Ricardo Lago irá abordar a importância do audiovisual para a música.

Previous ArticleNext Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN e pós-graduada em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *