O calendário do Natal em Natal deste ano será inaugurado com a gastronomia potiguar à mesa. De 2 a 4 de novembro, o Natal FestGourmet — Gastronomia e Cultura ocupará a praça Augusto Severo, na Ribeira, com uma programação que celebra a nossa culinária de forma acessível para o público de Natal e turistas em visita à capital.

O Natal FestGourmet contará com praça gastronômica, serviço de restaurantes e menus especiais, concursos, palestras, oficinas na Arena Senac de Gastronomia e exposição de produtos gastronômicos. Completam a programação os shows musicais e uma galeria de arte com exposição de 30 trabalhos de 15 artistas visuais, sob a curadoria de Vatenor Oliveira.

O festival tem incentivos da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal e patrocínio do Ocean Palace Beach Resort. Sua realização conta com as parcerias da Fecomércio, Sesc, Senac e Sebrae-RN. A direção e produção geral é do empresário Habib Chalita Júnior.

Na primeira edição participam quatro restaurantes e uma doceria. Cada estabelecimento contará com uma praça própria para melhor acomodar o público e um menu com dez pratos acessíveis, sendo um deles gourmet, elaborado pelo restaurante. A carta de vinhos será da Adega São Cristóvão, que fará seleção de vinhos a preços acessíveis em taça e opção em garrafa.

Estão confirmados na programação os restaurantes Paçoca de Pilão da chef Adalva Rodrigues (Regional), Cozinha Ecológica dos chefs Deborah Sá e Marcelo de Medeiros (Vegana contemporânea), Chopp & Camarão (Frutos do mar) do chef empreendedor Max Fonseca e o Restaurante do Bidoca (carnes e cozinha regional). Também a Caroli doces e uma cafeteria.

CONCURSO INÉDITO E COZINHA AO VIVO

O Natal FestGourmet lançará, em parceria com o SENAC-RN, o Concurso Popular de Gastronomia. Trata-se de uma ação inédita cujo objetivo é incentivar a criatividade culinária e integrar a população aos projetos voltados para valorização da cozinha potiguar. Neste concurso, todas as pessoas de Natal podem participar.  Basta gravar o passo a passo da sua receita no celular, em um vídeo de no máximo 5 minutos. O vídeo será enviado para a equipe de curadores do SENAC-RN e as melhores receitas serão selecionadas para a próxima etapa.

O desafio presencial com os autores das melhores receitas ocorrerá na Cozinha Experimental do Senac. Dessa seletiva sairão os 4 finalistas que irão cozinhar ao vivo, simultaneamente, durante o festival na cozinha da Arena Senac de Gastronomia. A premiação será revertida em cursos de formação na Escola Senac, para aperfeiçoamento profissional.

O regulamento e o endereço de envio das receitas serão divulgados em breve. Além do concurso, também no espaço Arena Senac de Gastronomia haverá oficinas e palestras com chefs do Senac e convidados.

Uma ação do Sebrae que tem movimentado as comunidades da Vila de Ponta Negra e Rocas e atraído turistas de vários lugares é o projeto Natal Encantos Criativos – Rocas e Vila. Durante o Natal Fest Gourmet, o Sebrae vai mostrar o desdobramento prático do Territórios Criativos, projeto realizado em parceria com a Prefeitura de Natal que oferece ao visitante e natalense o chamado Turismo cultural de experiência. O público poderá conhecer esse projeto através do espaço Sebrae.

Para acompanhar as novidades, siga o FestGourmet no perfil oficial no Instagram (www.instagram.com/natalfestgourmet/).

 

SERVIÇO

I Natal Fest Gourmet

Abertura do Natal em Natal, dias 2, 3 e 4

De novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira

(no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão)