Festival Literário de São Miguel do Gostoso começa na semana que vem

De 28 a 30 de abril, São Miguel do Gostoso irá respirar literatura com a realização do I Festival Literário Sesc Infantojuvenil. O evento é mais uma ação do Sistema Fecomércio, com realização Sesc, de propulsão cultural e que apresenta o diferencial de ser o primeiro realizado no local com uma ampla programação.

“Formar leitores é uma das máximas do trabalho do Sesc voltado para a cultura e a educação. Neste sentido, o foco no público infantojuvenil se apresenta como fundamental para cumprirmos este papel. Não tenho dúvidas de ele que será um grande sucesso de público e irá se inserir de forma definitiva no calendário cultural e turístico de São Miguel do Gostoso”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A programação será realizada no Centro de Cultura de Gostoso e inclui ações formativas com temáticas multiculturais, contações de histórias, ações de incentivo à leitura, espetáculos teatrais, bate-papos com escritores locais e nacionais, cortejo pelas ruas da cidade, BiblioSesc (unidade móvel de leitura), ações formativas para educadores, oficinas literárias, CineSesc com exibição de curtas potiguares, stands de vendas e lançamento de livros.

“O Sesc já esteve presente em São Miguel do Gostoso com ações de entretenimento e cultura. Nestas ocasiões, percebemos o quanto a população é receptiva, o que veio fortalecer a ideia de realizarmos de forma pioneira esse festival literário. Este evento, inclusive, é mais uma atração para o público que estiver na cidade neste período, como também é importante para promover o aquecimento da economia local”, destacou a Diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral.

Na programação teremos a participação de convidados locais e nacionais de renome no mundo literário. Entre os destaques para o público infantil teremos o grupo carioca “Tapetes Contadores de Histórias” que desde 1988 produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.

Outro destaque será a escritora e contadora de histórias catarinense, Cléo Busatto, com 20 obras lançadas, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROM. Como narradora oral contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Inclusive ela irá ministrar uma ação formativa para educadores.

A jovem escritora paulista Isabela Freitas será outro atrativo do Fligostoso que é sucesso de vendas em livros direcionados ao público jovem, só no primeiro exemplar lançado “Não se apega, não”, vendeu mais de 500 mil exemplares e repetiu o sucesso com “Não se iluda, não”.

Entre as atrações locais teremos o escritor Carlos Fialho, um dos idealizadores do selo literário Jovens Escribas que já publicou diversos livros desde então, inclusive de atores como Nei Leandro de Castro e Pablo Capistrano.

As ações culturais também estarão acontecendo paralelamente pelas ruas da cidade, com o assalto e bicicleta poética, ações de interação de atores com o público, onde são declamadas poesias.

O Festival com realização Sesc RN conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e parceria do, Hostel El Surfista, Beto Produções e Restaurante Spaço Mix.

Sesc

O Sesc procura levar atividades gratuitas de promoção literária, inclusive em cidades onde não possui unidade fixa. Já participou do Festival Literário de Pipa (FliPipa) e do Festival Literário de Natal (FLIN).

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista formado pela UFRN. Fez o Curso Estado de Jornalismo Econômico do Estadão/FGV e o Rumos Jornalismo Cultural do Banco Itaú. News addicted. Apaixonado também por internet, cultura, política, mídias sociais, publicidade e pelo Palmeiras. Odeia azeitona.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *