Evento online discute linguagem de improvisação nesta quinta-feira

Em comemoração aos 10 anos de atividade, o projeto de extensão permanente da UFRN, Jam Session, realiza live comemorativa nesta quinta-feira (25) às 20h. O evento conta com coordenação de Patrícia Leal, artista, cantora, poeta e Pós-doutora em Música pela PPGMus – UFRN. A live contará com participação de Valéria Franco e Dalga La Franco do Espaço Tugudum (Campinas – SP).

O projeto tem como objetivo promover a prática da dramaturgia em tempo real, além de democratizar a linguagem e a reflexão sobre o exercício de linguagem da improvisação em transversalidade de linguagens artísticas: dança, performance, música, poesia… Democratizar aqui significa abrir as portas da Universidade para a comunidade permitindo o diálogo e compartilhamento entre artistas, pesquisadores, professores, alunos e até mesmo público em geral.

Desde agosto de 2020 , o projeto tem desenvolvido uma programação especial em comemoração aos 10 anos do projeto que teve início em 2010 na UFBA e desde 2013 desenvolve-se no DEART da UFRN, sob a coordenação da professora Patrícia Leal.  Devido à pandemia, as comemorações estão acontecendo em formato digital, no formato de lives no endereço @oficialpatricialeal, sempre na última quinta-feira de cada mês letivo às 20 h. As atividades são gratuitas e ficam disponíveis no IGTV, após sua realização.

Durante as lives do ano passado, participaram: Leda Muhana, David Ianniteli, Anderson Pessoa, Juarez Moniz, Duddude Herrmann. Este ano, o projeto convidou artistas residentes em Natal, como René Loui (Coletivo Cida) André Rosa (Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão), com artistas como Juliana Melhado (Grupo Vão – SP), Valéria Franco e Dalga La Franco  (Espaço Tugudum – Campinas -SP), Renata Berti (Senac Araraquara – SP),  Denise Parra (UFC – CE), Paola Vasquez (Salvador – BA).

A comemoração ainda conta com a produção de um Dossiê especial com a temática da improvisação e dramaturgia em tempo real, que está com edital aberto à publicações até 31/03, de forma gratuita, na revista Manzuá do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Para submissão acesse o site: https://periodicos.ufrn.br/manzua/issue/view/1049

 

Patrícia Leal

É Artista, cantora, poeta, intérprete-criadora. Realizou espetáculos como “Menina dos olhos” (2018-19), “Ponto Móvel” (FIC 2015-16), “Errática” (Funarte Klauss Vianna, 2013), entre outros. É também docente na Licenciatura em Dança da UFRN, com pós-doutorado em Música pela PPGMus – UFRN, Doutorado e Mestrado em Artes – Unicamp. Autora dos livros “Dança/Arte pelos Sentidos: continuidades aromáticas, fluxo e consciência” (2020), Em fluxo: poesia, prosa, teoria em Dança na Contemporaneidade” (2017), “Amargo Perfume: a Dança pelos Sentidos” (2012), Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban” (2006).

Dalga La Franco

Nascido na cidade de Campinas iniciou seus estudos nas artes desde pequeno no espaço da Cia Tugudum. Entre 2012 e 2015 frequentou as aulas de Dança Contemporânea-Improvisação: Pesquisa de uma linguagem pessoal com Valéria Franco. Adquiriu DRT de dançarino em 2015 pelo estado de São Paulo. Em 2016 entrou no curso Bacharelado em Música Popular na Universidade Estadual do Paraná. Participou como dançarino da montagem do espetáculo de dança teatro “Attack On Dance.BR” dirigido pelo coreografo e performer Japones Ney Hasegawa, com apresentação realizada no Centro Cultural São Paulo, teatro Adoniran Barbosa. Foi integrante da Téssera Companhia de dança Moderna da UFPR entre 2017 e 2018. Em novembro de 2018 participou da master class e da residência de dança-teatro ministrada pelo bailarino norte americano Eddie Martinez membro do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch no II Seminário Internacional Processos de Criação em Dança-Teatro. Participou como músico e ator no espetáculo “Dr. Plástico batucando nos polímeros” na Casa do Lago – UNICAMP em Abril de 2019. Foi
músico, dançarino e ator na produção e circulação do espetáculo infantojuvenil “A Menina que Guardava o Fim do Mundo” no segundo semestre de 2019 promovido pelo projeto Ecoviver. Apresentou a performance solo de dança e música “Reflexos em Perspectiva” realizada no evento virtual Mostra Potência no dia 08 de julho de 2020 promovido pela Casa Hoffmann. Participou como dançarino na produção do vídeo dança “Quarentena” concebido durante o mês de abril de 2020, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=1jMs5G0kRCs&t=296s. Possui conhecimento na área de música, tendo cursado formalmente aulas e oficinas de teoria musical e prática de instrumento (clarinete e violão). Pesquisador das artes nas áreas da dança, teatro e música. Atualmente tem se interessado e trabalhado em produções artísticas de aspecto híbrido.

Valéria Franco

Valéria Franco é Artista da dança formada pela Unicamp em1990. Em 1999 na cidade de Campinas fundou a Cia Tugudum ao lado do percussionista Dalga larrondo, onde deu continuidade ao  trabalho de pesquisa da interação das linguagens da dança, música e teatro, fundamentado na música cênica, educação somática e improvisação em dança intitulada  Diálogo corpóreo musical cênico. Também criou um método de dança contemporânea intitulado “Dança Integral – pura potência do corpo sujeito”.  Nos últimos 8 anos vem se dedicando a pesquisa de arte para a primeira infância do qual resultaram dois espetáculos: “Dança uma história?” 2013 e Psiu, vem brincar! 2016.

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é Comunicadora Criativa e Produtora Cultural, atua comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há dez anos. É gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *