Evento no Abayomi promove homenagem à luta das mulheres negras

25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e em homenagem à luta das mulheres negras, será realizado o evento “Quando as Mulheres negras se Movimentam” a partir das 19 horas no espaço Abayomi.  Durante o evento haverá exposição fotográfica, lançamento de livro, além de muita música e poesia.

“Quando as Mulheres Negras se Movimentam” é um evento organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário – RN em parceria com a Produtora Mungunzá. O evento é a primeira produção organizada oficialmente pela Produtora Mungunzá, que em 2018 realizou o “Festival Mungunzá”, voltado para a celebração da cultura negra potiguar.

“Quando as Mulheres Negras se Movimentam” tem como objetivo valorizar o trabalho de mulheres negras potiguares com a première de duas produções: o lançamento de ‘Desvio’ (Editora Nua/RJ), livro de contos da escritora fulô (pseudônimo da cineasta Rosy Nascimento) e a estreia de uma exposição fotográfica itinerante assinada pela fotógrafa e cineasta Elderlanne Tibiano em colaboração com a fotógrafa Aline Gazzarolly.

Além disso, haverá uma programação cultural com música, performance e poesia, protagonizada majoritariamente por artistas negras potiguares. A entrada é gratuita e a venda dos livros de fulô será revertida para a produção do curta-metragem Mãe & Preta, realização do Mulungu Audiovisual – coletivo de cinema negro potiguar.

“Desvio”

fulô é uma escritora potiguar que evidencia em seus textos a vivência de mulher negra e de pessoa com sofrimento psíquico. Possui zines autorais lançados de forma independente: Vômitos dos meus excessos (2016) e Soul Cactos (2017). Integra as antologias poéticas CidadElas (2017) e Blackout (2018). Desvio (Editora Nua/RJ, 2018), seu primeiro livro de contos, já iniciou sua trajetória sendo lançado primeiramente no Rio de Janeiro, na Casa das Pretas, e agora chega o momento de seu lançamento em Natal, organizado pela Produtora Mugunzá.

Exposição Fotográfica “Quando as Mulheres Negras se Movimentam”

Exposição idealizada pelo conjunto de militantes do Movimento de Mulheres Olga Benário – RN em parceria com a Produtora Mungunzá, retrata mulheres negras que transformam e enfrentam a realidade machista e racista na contemporaneidade ocupando posições de destaque. Foram escolhidas para o ensaio lideranças sociais da cidade do Natal/RN, representando a força e beleza da mulher negra, como também contribuindo com os registros históricos retratando quem são essas mulheres. A fotógrafa responsável por captar esse momento especial foi a também cineasta Elderlanne Tibiano, que assinará sua primeira exposição profissional.

 
Foto: Elderlanne Tibiano
Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é formada em Jornalismo, atua como produtora cultural e assessora de comunicação, é plus size, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *